Soja

COCAMAR: Soja é retirada do pátio em Primeiro de Maio

A Cocamar começou na última quinta-feira (12/04) a fazer a remoção para o seu parque industrial, em Maringá, de 10 mil toneladas de soja que se encontram armazenadas no pátio de sua unidade operacional em Primeiro de Maio, norte do Estado


Publicado em: 19/04/2018 às 08:40hs

COCAMAR: Soja é retirada do pátio em Primeiro de Maio

Parceria - A produção, que ainda é da safra 2016/17, ficou acondicionada por meio de um sistema pouco praticado no Brasil, testado em parceria com a empresa de origem canadense AGI (Ag Growth International), detentora da tecnologia. Não foi necessário realizar nenhuma obra e a AGI entrou com a estrutura destinada à conservação do grão.

Lona especial - Por esse modelo de armazenamento temporário, em que os volumes de soja ficaram acumulados a céu aberto durante o dia na fase de recebimento, formando montanhas de dez metros de altura, a cobertura foi feita utilizando uma lona especial, para proteger da umidade.

Faltou espaço - De acordo com a Cocamar, a armazenagem a céu aberto só foi possível em razão do longo período de estiagem durante a colheita de milho de inverno. Na época, por falta de espaço nos armazéns – os produtores estavam retendo grandes volumes de soja, sem comercializar, esperando por preços melhores - a cooperativa removeu 10 mil toneladas do grão que estavam estocadas em seu armazém, para colocar milho no lugar. Quando as chuvas chegaram, os volumes mantidos por esse sistema já estavam devidamente protegidos sob a lona.

Curiosidade - O gerente da unidade da Cocamar em Primeiro de Maio, Cristiano Bergamasco, diz que essa forma de armazenamento gerou muita curiosidade entre os produtores do município, ao verem as montanhas de soja depositadas no pátio, a céu aberto. Segundo ele, a remoção vai demorar duas semanas.

Experiência - A cooperativa informou que avalia repetir a experiência, mas a expectativa é que os produtores de soja aproveitem os bons preços da oleaginosa no momento e efetuem a fixação, aliviando as estruturas armazenadoras e possibilitando assim o recebimento normal da safra de milho.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias