Gestão

COCAMAR: Sistema inovador de armazenamento está sendo utilizado em Primeiro de Maio

O sistema de armazenagem temporária que a Cocamar implantou nesta safra de milho de inverno em Primeiro de Maio, região de Londrina, ainda é uma novidade no Brasil, sendo empregada pela primeira vez no Paraná


Publicado em: 03/08/2017 às 19:30hs

COCAMAR: Sistema inovador de armazenamento está sendo utilizado em Primeiro de Maio

Soluções - Pressionada pela falta de armazéns para acondicionar os grandes volumes do cereal, e levando em conta que suas estruturas armazenadoras guardavam, ainda, uma parte considerável da safra de soja da temporada 2016/17, a cooperativa foi em busca de soluções. Locou unidades de armazenamento em diversas regiões, incluindo as do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), num grande esforço logístico.

Capacidade estática - A Cocamar possui capacidade estática de armazenagem de 1,2 milhão de toneladas de grãos; mas na recente colheita de soja (2016/17), concluída em abril, recebeu cerca de 1,3 milhão de toneladas e, na atual safra de milho, a previsão é superar 1,2 milhão de toneladas. São os maiores números de sua história.

Armazenamento temporário - Conforme explica Márcio Kloster, gerente de operações com produto, a cooperativa foi em busca de opções em armazenagem e encontrou e chegou à companhia de origem canadense AGI (Ag Growth International). A AGI trouxe para o Brasil uma tecnologia inovadora: o armazenamento temporário.

Estrutura pré-montada - Em resumo, trata-se de uma estrutura pré-montada e modular, que permite uma rápida montagem e também uma armazenagem eficiente, utilizando um sistema de aeração com fluxo de ar de acordo com a necessidade do produto, o qual fica protegido sob uma cobertura especifica de polietileno reforçado, que garante segurança na armazenagem.

Espaço - Kloster explica que a cooperativa decidiu testar esse modelo em Primeiro de Maio, removendo 10 mil toneladas de soja de seus armazéns, para alojá-las nesse sistema, no pátio da própria unidade. Com isso, abriu espaço nas estruturas tradicionais para acondicionar o milho em fase de colheita.

Acompanhamento - Segundo o gerente, a previsão da Cocamar é que esse sistema de armazenamento temporário seja mantido por seis meses. “Tão logo termine a remoção da soja dos armazéns tradicionais para o novo modelo, as quantidades serão cobertas e ficarão protegidas da ação do tempo”, detalha. A cooperativa fará o acompanhamento diário, verificando o funcionamento do sistema de aeração.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias