Pragas e Doenças

COCAMAR: Cafeicultor da região precisa estar atento ao ácaro da leprose

Nos últimos três anos, entretanto, têm ganhado importância e seu ataque às lavouras de café se intensificou


Publicado em: 26/11/2015 às 18:30hs

COCAMAR: Cafeicultor da região precisa estar atento ao ácaro da leprose

Há muito tempo que o ácaro da leprose (Brevipalpus phoenicis) frequente os cafezais brasileiros, mas sempre foi considerado, segundo os técnicos, uma espécie de praga/doença secundária. De uma modo geral, sua ação preocupava mais nos pomares de citros do que nos cafezais. Nos últimos três anos, entretanto, têm ganhado importância e seu ataque às lavouras de café se intensificou.

Incidência - Atualmente, o ácaro é observado em praticamente todas as lavouras e nota-se que em torno de 60% das áreas, tem havido danos econômicos de níveis variados, devendo o produtor estar atento a sua presença, fazendo o controle, segundo recomenda o engenheiro agrônomo César Maia, da Cocamar.

Comprometimento - Quando infectada pelo vírus da leprose, através do ácaro, a planta perde folha, comprometendo a safra futura, além de lesionar os frutos, o que prejudica a qualidade e a produtividade da safra. Os frutos ficam manchados, depreciando o valor e o seu rendimento. Dependendo do nível de infestação, é necessário fazer podas drásticas nas lavouras para a sua recuperação.

Sintomas - Conforme Maia, o produtor pode identificar os sintomas: lesões nas nervuras das folhas internas da planta, que ocasionam a desfolha, além de lesões nos frutos. Mas quando estes aparecem, a infecção e o prejuízo já estão caracterizados. “O ideal é identificar a presença do ácaro em folhas e ramos na parte interna da planta, usando lupas de aumento e assim realizar o controle com acaricidas específicos em pulverizadores de alta pressão para melhor atingir o alvo”, orienta Maia.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias