Milho e Sorgo

COCAMAR: 30% das lavouras de milho foram semeadas mais tarde na região da cooperativa

De acordo com o zoneamento agrícola, cerca de trinta por cento das lavouras de milho de inverno foram semeadas fora do prazo na região da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que compreende parte das regiões noroeste e norte do Estado


Publicado em: 17/04/2014 às 09:30hs

COCAMAR: 30% das lavouras de milho foram semeadas mais tarde na região da cooperativa

A data-limite era 10 de março, mas dificuldades ocasionadas pelo clima acabaram protelando a operação, que foi completada apenas no final do mês. São 425 mil hectares no total, área 5,5% menor que a do ano passado, sendo que 83% se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo, 13% em florescimento e 4% já no estágio de granação.

Ataque pontual- Apesar do ataque pontual de pragas como percevejos e lagartas, a situação das lavouras é considerada boa pelo coordenador técnico de culturas anuais da cooperativa, engenheiro agrônomo Emerson Nunes. Ele trabalha com uma expectativa de produtividade ao redor de 4,8 mil quilos por hectare que, se for confirmada, ficará pouco abaixo da média obtida em 2012, de 5 mil quilos/hectare. “Tem chovido bem e tudo caminha dentro da normalidade”, diz Nunes.

Problema - O problema, segundo ele, é que as lavouras semeadas tardiamente vão ficar expostas em maior grau aos riscos ocasionados pelo inverno. Se houver geadas, por exemplo, elas poderão ser mais afetadas. Como oitenta por cento da colheita devem acontecer nos meses de julho e agosto, o ciclo da cultura vai atravessar ainda o seu momento mais crítico.

Espaço - O milho de inverno perdeu parte de seu espaço para o cultivo de trigo, que está praticamente começando na região da Cocamar. De acordo com a cooperativa, 11 mil hectares foram semeados até agora e a previsão é que a lavoura ocupe 130 mil hectares este ano, 10% a mais que em 2013.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias