Gestão

CNA levanta custos de produção da pecuária de corte em MS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitou, nesta semana, os municípios de Corumbá, Miranda e Bonito, em Mato Grosso do Sul, para levantar informações sobre os custos de produção da bovinocultura de corte da região


Publicado em: 06/07/2018 às 17:40hs

CNA levanta custos de produção da pecuária de corte em MS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitou, nesta semana, os municípios de Corumbá, Miranda e Bonito, em Mato Grosso do Sul, para levantar informações sobre os custos de produção da bovinocultura de corte da região.

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro e contou com a participação de produtores rurais, sindicatos rurais dos três municípios e técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Com o levantamento de dados, é possível reunir informações estratégicas para auxiliar os produtores no gerenciamento das suas atividades, além de fazer um mapeamento sobre as características regionais de produção dos municípios visitados.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen, os resultados dos painéis de custos de produção mostram que o município de Corumbá foi identificado como região produtora de bezerros e atividade de cria. Os maiores gastos nesta atividade são mão de obra, administrativo e comercialização de animais.

Em Miranda, segundo observaram os técnicos do projeto, as atividades típicas são de cria e de recria e engorda. No caso da recria e engorda, observou-se que os principais itens dos custos de produção são a reposição (aquisição de novos animais), suplementação animal e administrativos.

Já em Bonito, as propriedades modais são de recria e engorda, sendo que a reposição de animais é o principal custo dos bovinocultores do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

◄ Leia outras notícias