Gestão

CNA e Banco do Brasil discutem propostas para a próxima safra

Um novo modelo de seguro rural, mais recursos para a subvenção ao prêmio de seguro e ampliação do volume de crédito para a safrinha, no próximo ano


Publicado em: 24/11/2015 às 19:00hs

CNA e Banco do Brasil discutem propostas para a próxima safra

Estes foram os temas discutidos no encontro entre o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o vice-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil (BB), Osmar Dias, nesta quinta-feira (19/11), na sede da CNA, em Brasília.

Para João Martins, com um modelo eficiente de seguro rural, o produtor terá mais tranquilidade para planejar sua safra e procurar fontes mais baratas de recursos. “Tudo o que o produtor rural quer é ter a certeza de que vai ter recursos para plantar e que vai ter o seguro”, disse o presidente da CNA, ao defender as propostas. Além de um modelo que leve em conta as peculiaridades da atividade agropecuária e proteja a renda do produtor, o setor também defende mais recursos para a subvenção ao prêmio para a safra do ano que vem.

A subvenção é condição essencial para a contratação das apólices. Para este ano, o volume inicial de R$ 400 milhões está esgotado, o que deixou vários produtores sem a proteção das lavouras. Desta forma, a CNA defendeu ampliação do volume de recursos. Presente ao encontro, o vice-presidente da entidade e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner, acha que a demanda pela subvenção tende a aumentar por conta do crescimento da agropecuária.

“Acreditamos que há fontes de recursos que não foram totalmente utilizadas que podem ser alocadas para a subvenção”, disse Schreiner. O vice-presidente do Banco do Brasil foi receptivo aos pontos abordados pela CNA e se propôs a discutir alternativas para as questões levantadas no encontro, visando reduzir os riscos da atividade. A ideia é promover reuniões técnicas para a elaboração de propostas já para a próxima safra, que possam ser incluídas no Plano Agrícola e Pecuário do ano que vem.

Participaram do encontro o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, o superintendente de Relações Institucionais, Nelson Fraga, e o coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Matheus Ferreira. Acompanhou o vice-presidente do BB o diretor de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas da instituição, Clênio Teribele.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias