Publicado em: 01/09/2015 às 12:15hs
Ela passou os últimos dois meses trabalhando na CNA, na Superintendência de Relações Internacionais, no núcleo de Inteligência Comercial da CNA.
Nascida na França, mas residente nos Estados Unidos, Amandine tirou licença do mestrado para trabalhar duro no Brasil. “Nunca tinha imaginado o tamanho do setor agropecuário brasileiro. Aqui tive uma experiência verdadeira, com análise de dados reais do mercado”, conta.
A história de Amandine, de apenas 24 anos, faz parte de um “Acordo de Entendimento” assinado entre a CNA e a Faculdade de Relações Internacionais e Estudos do Pacífico, da Universidade da Califórnia. “O processo seletivo lá em San Diego foi aberto em abril deste ano. Em junho, a Amandine já estava aqui, trabalhando conosco. Ela tinha exatamente o perfil que buscávamos”, explica Alinne Betania Oliveira, Superintendente de Relações Internacionais da CNA.
Alinne conta que a experiência foi tão proveitosa que vai abrir, no próximo ano, um novo processo seletivo na Universidade da Califórnia para receber outro estudante de mestrado. “Quando falamos em troca de conhecimento, não falamos apenas do conhecimento técnico. Amandine nos mostrou outra visão do mercado, uma intepretação diferente do cenário internacional. Foi muito enriquecedor para toda a equipe. Estamos tentando expor a entidade a novos entendimentos”, diz Alinne.
Amandine não aprendeu a falar português mas conta que vai levar na bagagem uma experiência profissional incrível. “Tenho certeza que esse tempo que passei no Brasil vai abrir portas quando eu voltar para San Diego. Estar aberta às novas oportunidades enriquece o nosso currículo e a gente aprende a ver um novo mundo”.
Em sua estadia no Brasil, Amandine visitou o Rio de Janeiro e conta que adorou a Lapa (bairro carioca). Também passou um final de semana em Recife, onde encontrou com uns amigos para saborear água de coco. A estudante deixa o Brasil nesta sexta-feira, 28 de agosto.
Sobre a Superintendência de Relações Internacionais da CNA e o núcleo de Inteligência Comercial
A Superintendência de Relações Internacionais da CNA desenvolve ações para fortalecer a projeção internacional do agronegócio brasileiro e ampliar o acesso a mercados. A atuação é baseada em três pilares: Inteligência Comercial, Acesso a Mercados e Políticas Públicas e Organizações Internacionais.
A área de Inteligência Comercial da Superintendência de Relações Internacionais da CNA prepara análises e estudos de estatísticas e conjuntura de comércio exterior, impactos de acordos de integração regional e de livre comércio, tendências de consumo, ambiente competitivo e oportunidades de negócios em mercados importadores de produtos agrícolas brasileiros. É a área responsável pelo Boletim do Agronegócio Internacional.
Fonte: Comunicação Digital da CNA
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