Soja

Clima favorece e Iowa tem soja e milho em excelentes condições

O segundo Tour de Safra 2018/19 ARC & Revista Globo Rural percorreu mais de 1.200km no estado de Iowa durante o último fim de semana para averiguar as condições das lavouras do estado que possui a segunda maior área plantada de milho e a segunda maior de soja dos EUA


Publicado em: 06/07/2018 às 09:20hs

Clima favorece e Iowa tem soja e milho em excelentes condições

O segundo Tour de Safra 2018/19 ARC & Revista Globo Rural percorreu mais de 1.200km no estado de Iowa durante o último fim de semana para averiguar as condições das lavouras do estado que possui a segunda maior área plantada de milho e a segunda maior de soja dos EUA. Após a visita foi possível constatar que as condições das lavouras no estado são excelentes.

Ao contrário do primeiro Tour em Illinois em que o padrão climático era mais árido, em Iowa o inverso foi visto: excelente umidade de solo, safras em ótimo desenvolvimento e produtores bem animados com o potencial de produtividade. A safra de soja já encontra em floração e o milho, em sua maioria entre os estágios V6-V9 com alturas superiores a 1,90m.

Segundo relatos de produtores ouvidos, o clima para a safra atual tem sido "perfeito" principalmente na região central do Estado, aonde fica localizada a capital Des Moines.

Preocupação e mercado

A preocupação por lá não é o clima, mas sim a guerra de tarifas iniciadas pelo presidente Trump contra vários outros países. Os EUA estão pressionando várias outras nações a cobrarem menos imposto de importação para produtos americanos, em uma tentativa de reduzir o déficit da balança comercial americana.

O problema é que outros países não gostaram e começaram a aumentar suas alíquotas de importação em uma forma de retaliação e a lista dos produtos escolhidos atingiu em cheio os produtores de produtos agrícolas. Grande parte dos produtos apresentados por outros países, como Canadá, México e União Européia visam prejudicar os produtores de suínos, um dos carros-chefes da economia de Iowa.

Em resumo, os produtores do Meio-Oeste americano estão sendo prejudicados tanto pelos baixos preços dos grãos e soja na Bolsa de Chicago quanto pela perda de mercados exportadores!

Caso nenhuma última negociação de última hora surja, os americanos irão implementar tarifas de importação de 25% um total de $ 50 bilhões para produtos com origem na China a partir do dia 6. Os chineses prometeram retaliação imediata de $ 34 bilhões para produtos americanos, entre eles a soja. Ainda existe otimismo em Chicago de que um acordo de última hora pode postergar o início da cobrança dos impostos, o que evitaria uma venda excessiva de contratos na CBOT e uma queda ainda maior nas cotações.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias