Arroz

Chuvas prejudicam plantação de arroz na região

O volume de chuva durante o mês de outubro está prejudicando a preparação e plantação das lavouras de arroz em Bagé e região


Publicado em: 23/10/2014 às 17:20hs

Chuvas prejudicam plantação de arroz na região

O volume de chuva durante o mês de outubro está prejudicando a preparação e plantação das lavouras de arroz em Bagé e região. A época ideal para o plantio é de 1º a 30 deste mês e a estimativa é de que apenas 20% das terras tenham sido preparadas e 1% cultivada.

De acordo com o presidente da Associação de Arrozeiros de Bagé e região, Ricardo Zago, dos 130 produtores de Bagé, Candiota, Hulha Negra e Aceguá apenas um conseguiu plantar 1% da área. Este ano a estimativa é de 21 mil hectares de arroz.

Zago salienta que a cada dia o custo de produção aumenta visto que os produtos, herbicida, semente e adubo, já foram adquiridos e estão nos galpões das propriedades. Além disso, os funcionários estão sendo pagos e há cerca de dois meses estão sem poder trabalhar.

O produtor observa que não há como colocar o maquinário nas plantações enquanto não fizer pelo menos uma semana de sol. "O ano passado nesta época já tínhamos mais de 40% de área cultivada", informa.

Segundo Zago, o atraso na plantação do arroz, trará problemas também para o cultivo da soja. A produção da oleaginosa deveria iniciar em novembro, logo após a plantação do grão. A expectativa deste ano é de 95 a 100 mil hectares de soja sejam plantados.

O presidente salienta que ainda é prematuro mensurar os prejuízos. "Há previsão de um novo período de chuvas para este final de semana. Se não acontecer em cinco dias é possível concluir o cultivo do arroz", destaca.

Fonte: Minuano Online

◄ Leia outras notícias