Clima

Chuvas prejudicam moagem de cana do centro-sul na 1ª quinzena de novembro

O processamento na primeira metade deste mês atingiu 25,61 milhões de toneladas, contra 38,38 milhões de toneladas na segunda parte de outubro


Publicado em: 27/11/2015 às 19:20hs

Chuvas prejudicam moagem de cana do centro-sul na 1ª quinzena de novembro

As usinas de açúcar e etanol do centro-sul do Brasil reduziram em 33 por cento a moagem de cana na primeira quinzena de novembro na comparação com a segunda quinzena de outubro, após chuvas recentes, informou nesta terça-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O processamento na primeira metade deste mês atingiu 25,61 milhões de toneladas, contra 38,38 milhões de toneladas na segunda parte de outubro.

Chuvas que se iniciaram na parte final de outubro em áreas importantes de produção como Piracicaba e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, praticamente impediam operações de colheita no início de novembro, já que as máquinas não conseguiam entrar nas lavouras, segundo relatos de executivos de usinas.

Dados do serviço Agriculture Weather Dashboard, da Thomson Reuters, mostram que na região de Ribeirão Preto choveu praticamente todos os dias, com raras interrupções, desde 26 de outubro, até 21 de novembro.

A cana mais úmida tem menor concentração de açúcares (ATR) e também favorece a produção de etanol.

A condição se traduziu no "mix" de produção. Segundo a Unica, 61,8 por cento da cana processada na primeira quinzena de novembro foi destinada ao etanol, ante 57,8 por cento na quinzena anterior.

"Como era esperado, a fabricação de açúcar neste ano deve ficar aquém da quantidade registrada na safra 2014/15, já que as chuvas e a baixa concentração de ATR na matéria-prima dificultam qualquer reação na produção", disse em nota o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

A produção total de etanol na primeira metade do mês foi de 1,19 bilhão de litros, ante 1,84 bilhão no período imediatamente anterior.

Já a produção de açúcar no início deste mês atingiu 1,2 milhão de toneladas, ante 2,17 milhões na segunda metade de outubro.

No acumulado da safra 2015/16, a moagem de cana soma 544,5 milhões de toneladas, alta de 1 por cento ante o mesmo período em 2014/15.

A produção acumulada de açúcar está 6,4 por cento menor, atingindo 28,72 milhões de toneladas, enquanto a de etanol está 2,1 por cento superior, alcançando 24,9 bilhões de litros.

Segundo a Unica, neste ano apenas 26 unidades produtoras haviam encerrado a moagem até o dia 15 de novembro, contra 78 unidades com safra finalizada até a mesma data de 2014"Como era esperado, a maior disponibilidade de cana para moagem deve alongar o período de processamento nesta safra, com um número expressivo de usinas operando em dezembro", afirmou a entidade.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias