Clima

Chuvas não evitarão perdas na safra de milho

A última semana de abril será marcada por um padrão meteorológico totalmente diferente do observado ao longo de todo o mês


Publicado em: 27/04/2016 às 19:40hs

Chuvas não evitarão perdas na safra de milho

Uma frente fria vai romper o bloqueio atmosférico que manteve o tempo quente e seco em boa parte do País nas últimas semanas e que prejudicou as lavouras da segunda safra de milho do Brasil, mas dificilmente o retorno das chuvas conseguirá reverter as perdas já verificadas, disseram especialistas.

Com o avanço desse sistema meteorológico pelo interior do Brasil ao longo dessa semana, são previstas chuvas em praticamente todas as regiões do País , disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, que projetou ainda uma queda nas temperaturas. A última semana de abril será marcada por um padrão meteorológico totalmente diferente do observado ao longo de todo o mês.

Hoje, chuvas deverão atingir São Paulo, Mato Grosso, sul de Goiás e de Minas Gerais, chegando às demais áreas de Goiás e em boa parte do cinturão conhecido como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia) e à Região Norte.

O contraste térmico desse ar polar com o ar quente da região forma nuvens carregadas, e há previsão de chuva desde cedo em Cuiabá, até com risco de temporais , disse a meteorologista Aline Tochio, da Climatempo, em um relatório.

A segunda safra de milho recorde esperada nesta temporada 2015/16, essencial para garantir excedentes de exportação e aliviar altos preços para a cadeia produtiva de carnes, foi colocada xeque pela seca de abril.