Clima

Chuvas favorecem plantio de grãos em Minas Gerais

As chuvas regulares registradas nas últimas semanas foram benéficas para o plantio da safra 2015/16 de grãos em Minas Gerais


Publicado em: 26/11/2015 às 20:40hs

Chuvas favorecem plantio de grãos em Minas Gerais

Os produtores mineiros estão aproveitando o maior volume pluviométrico para acelerar o plantio dos grãos e reduzir o atraso registrado até a primeira semana de novembro. Os trabalhos mais intensos estão na cultura da soja, que deve ser semeada até meados de dezembro, período que ainda permite a implantação da safrinha após a colheita da oleaginosa, que normalmente é de milho ou sorgo. Se o clima continuar favorável, o Estado poderá colher uma safra recorde.

A expectativa, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é que o Estado colha entre 12 milhões e 12,6 milhões de toneladas de grãos, o que representará um avanço mínimo de 2% e máximo de 6,5%, quando comparado com o ano safra anterior. Do volume total, a soja e o milho respondem por 88,05% do volume gerado.

A área de plantio de soja no Estado crescerá entre 7% a 10% quando comparada com a safra anterior, alcançando no máximo 1,4 milhão de hectares. A produção foi estimada entre 4,3 milhões e 4,4 milhões de toneladas, variações positivas de 23% a 26% em relação a 2014/15. Já para o milho, a tendência é de redução de 11% a 18% na área de plantio na safra de verão, que pode ficar entre 838,4 mil e 909,9 mil hectares. A produção esperada varia entre o mínimo de 4,9 milhões e o máximo de 5,3 milhões de toneladas, queda de 10% e 2,4% respectivamente.


Acelerado

De acordo com o engenheiro agrônomo e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater­MG), na região local de Unaí, no Noroeste do Estado, Reinaldo da Silva Martins, o plantio da nova safra está em ritmo acelerado.

“Após um período de estiagem, o que impossibilitou o plantio da safra, as chuvas ficaram mais regulares permitindo que a implantação das culturas começasse há uma semana. Os produtores estão mais empenhados na semeadura da soja precoce, para viabilizar o plantio da segunda safra. Se o clima continuar favorável, não haverá interferências do plantio mais tardio na produtividade das culturas”, ressalta.

O município de Unaí é o maior produtor estadual de soja e feijão, culturas que na safra 2014/15 renderam 974,1 mil toneladas e 64 mil toneladas respectivamente. A soja, na safra atual, deve avançar sobre as demais culturas. A área de cultivo no município deve passar de 134 mil hectares para 140 mil hectares.

“As expectativas são de aumento da produção da soja, o que ocorrerá com a expansão da cultura em áreas antes destinadas ao plantio do milho e áreas de pastagens degradadas. Os preços mais lucrativos e a maior liquidez são fatores que justificam a aposta na soja. Somente no final de dezembro com o maior desenvolvimento da cultura será possível estimar a produtividade”, observa o extensionista da Emater.

Fonte: Jornal do Comércio

◄ Leia outras notícias