Suíno

China aprova duas plantas brasileiras de aves e duas de suínos para exportar ao país

A China aprovou a habilitação de duas novas plantas produtoras de aves e outras duas de suínos do Brasil para exportar carnes para o país, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na terça-feira (17)


Publicado em: 20/11/2015 às 20:20hs

China aprova duas plantas brasileiras de aves e duas de suínos para exportar ao país

As novas plantas de aves aprovadas estão em Goiás e no Paraná, e as duas de suínos, em Santa Catarina.

Com essas aprovações, o Brasil passa a ter 29 plantas frigoríficas exportadoras de carne de frango e seis de carne suína habilitadas para vender produtos ao mercado chinês.

“A forte negociação da ministra Kátia Abreu e da equipe do ministério tornou mais rápida a conclusão deste processo. Com isto, estamos convictos de que, em breve, teremos o anúncio de outras habilitações”, disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota enviada pela associação.

Na segunda-feira, a ABPA já havia informado que 15 novas plantas frigoríficas de frango brasileiras conseguiram habilitação para começar a exportar para o México.

A China derrubou oficialmente o embargo à carne bovina brasileira em maio, quando também anunciou a habilitação de novas plantas de carne de frango. Desde então, o país asiático tem sido um dos principais compradores de carnes brasileiras.

Neste ano, a China comprou 253,5 mil toneladas de carne de frango brasileira, aumento de 34% ante o ano passado. Em outubro, foram exportadas 20,3 mil toneladas para o mercado chinês, número equivalente ao embarcado no mesmo mês de 2014.

O país asiático ainda comprou 3 mil toneladas de carne suína no ano, até outubro, volume 278% maior em relação ao mesmo período de 2014.

Fonte: CarneTec

◄ Leia outras notícias