Milho e Sorgo

Ceres Sementes focaliza variedades de sorgo alta biomassa e sorgo sacarino, em Ribeirão Preto

Empresa anuncia o lançamento de 3 híbridos da marca Blade® para o setor sucroenergético e focaliza uso estratégico do sorgo como matéria-prima complementar frente à seca do centro-sul


Publicado em: 23/09/2014 às 12:25hs

Ceres Sementes focaliza variedades de sorgo alta biomassa e sorgo sacarino, em Ribeirão Preto

No dia 24 de setembro, às 10h50, o engenheiro agrônomo Msc José Geraldo Sousa, gerente de desenvolvimento da Ceres Sementes do Brasil, faz uma apresentação no 8º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar. O evento acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto e vai até o dia 25.

O tema do especialista será sorgo sacarino e sorgo alta biomassa: evolução e perspectivas para a próxima safra frente ao cenário do setor sucroenergético. Ele tratará, por exemplo, da antecipação do final da moagem da cana-de-açúcar pela maioria das usinas, prevista para outubro, em decorrência da forte seca que atinge o centro-sul.

Sousa assinala que diante da menor oferta de cana-de-açúcar para moagem no início de 2015, as usinas têm a alternativa de fazer uso estratégico do sorgo sacarino e do sorgo de alta biomassa como matérias-primas complementares da produção de etanol e energia.

Segundo a última projeção da Unica – União da Indústria da Cana-de-Açúcar -, divulgada no final do mês de agosto, a moagem do centro-sul deverá ser de 545,89 milhões de toneladas, queda de 5,88% em relação à estimativa inicial (580 milhões de toneladas), e de 8,57% na comparação com a safra anterior (597,06 milhões de toneladas).

Os híbridos da Ceres, comercializados com a marca Blade®, foram utilizados por mais de 50 unidades na última safra. Além da perspectiva de compensar parte das perdas de matéria-prima previstas para a próxima safra de cana, o cultivo de sorgo sacarino, acrescenta Sousa, não demandará investimentos significativos dessas empresas, pois a planta é processada na indústria com os mesmos equipamentos destinados à moagem da cana. Já o sorgo alta biomassa apresenta vantagens para geração de energia, com diferenciais de produtividade na colheita e maior poder calorífico que o bagaço de cana, além de ser uma alternativa com baixo teor de impureza mineral.

O executivo também anunciará no evento o lançamento de 3 novas cultivares de sua marca Blade®, sendo duas de sorgo de alta biomassa e uma de sorgo sacarino. A safra 2014/15 de sorgo terá início em novembro e término em maio de 2015, período que abrange parte da entressafra da cana e no qual as empresas poderão ter menor disponibilidade de matéria-prima para processar.

Fundada nos Estados Unidos em 1996, a Ceres Sementes chegou ao Brasil há cerca de quatro anos. A empresa tem exclusividade em um dos maiores bancos de germoplasma de sorgo do mundo e trouxe todo o processo de melhoramento para o Brasil visando ganhos na cultura, ajustando os produtos de acordo com as condições de cultivo das diversas regiões do país.

Recentemente, a empresa foi selecionada para receber recursos do programa PAISS Agrícola – Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola do Setor Sucroenergético, uma iniciativa conjunta do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social – e da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.

Fonte: Ceres Sementes do Brasil - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias