Informática

Casa no campo, mas com internet e apoio do SENAR para facilitar a vida com a tecnologia digital

Foi-se o tempo em que discos, livros, amigos do peito, carneiros e cabras bastariam para fazer da casa no campo o paraíso dourado


Publicado em: 12/12/2014 às 16:00hs

Casa no campo, mas com internet e apoio do SENAR para facilitar a vida com a tecnologia digital

Hoje, a música de Zé Rodrix e Tavito, celebrizada na voz de Elis Regina, na década de 70, teria que incluir também o computador conectado à internet. Afinal, muitos são os que, atualmente, preferem plantar amigos nas redes sociais. E no campo, mais do que lazer e diversão, tecnologia digital significa possibilidade de acesso a conhecimentos modernos que facilitam e melhoram a vida.

Mas é preciso saber usar as ferramentas adequadamente. Por isso, já há quatro anos, o portal de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (http://ead.senar.org.br/), desenvolve o programa de Inclusão Digital. Assim, mesmo vivendo no meio rural ou municípios mais isolados, ficou mais fácil aprender como tirar bom proveito do computador e da internet para administrar melhor a propriedade e melhorar os negócios.

O programa oferece sete cursos independentes, com duração entre uma semana e um mês: Primeiros Passos na Informática, Primeiros Passos na Digitação, Primeiros Passos no Word, Primeiros Passos na Internet, Primeiros Passos no E-Mail, Primeiros Passos no Excel e Primeiros Passos no Canal do Produtor. Por eles, já passaram 107.099 alunos. E não apenas homens e mulheres do campo. Como explica a tutora Rafaela Sousa, os cursos foram estruturados com linguagem voltada para a realidade da população rural, mas a procura é tão grande, que o SENAR decidiu abrir novas turmas, incluindo todos os interessados. E, como os demais cursos do Portal EaD SENAR, esses também são totalmente gratuitos.

Aulas dinâmicas, linguagem simples

Ninguém melhor do que o professor Sandro de Souza, para atestar a qualidade do programa de Inclusão Digital do EaD SENAR. Em Nioque, Mato Grosso do Sul, ele é responsável pela capacitação tecnológica dos professores de escolas rurais. Sandro fez os sete cursos de inclusão digital do SENAR e agora recomenda a seus alunos.

“Esses cursos são de suma importância para quem vive no campo ou cidades isoladas. São muitos bons, práticos e intuitivos, com uma linguagem simples e acessível a todos. Com eles, a população da zona rural tem a oportunidade de acompanhar os avanços tecnológicos. A tecnologia molda o desenvolvimento da sociedade” – diz o professor Sandro.

A tutora Rafaela também destaca a importância da educação a distância para os agricultores. “Por meio dos nossos cursos eles aprendem como pesquisar na internet, trocar e-mails e criar planilhas para informatizar os seus negócios. Os relatos dos alunos deixam nítido como eles se empolgam e querem aprender mais. Com a inclusão digital, o SENAR está revolucionando a vida no campo”.