Análise de Mercado

Carne de frango: UFs exportadoras nos sete primeiros meses de 2014

Pioneiras na exportação brasileira de carne de frango, as três unidades federativas do Sul continuam detendo a maior parcela do volume embarcado e da receita cambial auferida


Publicado em: 21/08/2014 às 16:10hs

Carne de frango: UFs exportadoras nos sete primeiros meses de 2014

Entre janeiro e julho de 2014 responderam por perto de três quartos (73%) do volume e da receita totais, o Paraná mantendo-se na liderança com incremento anual tanto no volume embarcado quanto na receita cambial, ligeiramente maior que a do mesmo período do ano passado.

Segundo colocado em termos regionais, o Centro-Oeste respondeu por cerca de 15% dos embarques e da receita total. Mas registrou perdas significativas em um e outro quesito. A ponto de sua redução na receita cambial (-15,91%) superar também nominalmente a redução de 3,87% enfrentada pela Região Sul. Ou seja: enquanto o Sul perdeu quase US$132 milhões de receita de um ano para outro, a perda acumulada pelas quatro UFs do Centro-Oeste foi ainda maior (a despeito do volume substancialmente menor), superando os US$138 milhões.

No Sudeste, apenas três estados realizaram exportações no período (São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), respondendo, em conjunto, por pouco mais de 10% da receita cambial e do volume embarcado. Porém, no grupo, apenas Minas registra queda nos dois quesitos.

Outros cinco estados realizaram exportações entre janeiro e julho de 2014: dois da Região Norte (Pará e Rondônia) e três do Nordeste (Bahia, Pernambuco e Paraíba), em volume que correspondeu a apenas 0,26%.

A registrar que as exportações da Paraíba (15ª UF a registrar exportações no decorrer de 2014, por ora em volume inferior a 100 toneladas) foram realizadas nos meses de maio e junho, mas só agora estão sendo computadas.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias