Nutrição Animal

Cargill Nutrição Animal participa da Agroleite com foco em combater o estresse térmico

A cidade de Castro (PR), capital nacional do leite, recebe mais uma edição da Agroleite entre 15 e 19 de agosto.


Publicado em: 18/08/2017 às 07:20hs

Cargill Nutrição Animal participa da Agroleite com foco em combater o estresse térmico

Considerado o mais completo encontro para lançar produtos, novas tecnologias e serviços, o tradicional evento técnico voltado para todas as fases da cadeia leiteira, tem como objetivo apresentar o potencial da produção de leite nos aspectos qualitativo e quantitativo.

Com isso em vista, a Cargill Nutrição Animal, por meio da marca Nutron, participa do evento para orientar os produtores sobre o estresse térmico e os cuidados no manejo das vacas leiteiras. Além disso, a companhia mais uma vez é finalista do Troféu Agroleite, um dos mais cobiçados pelo setor leiteiro, com grande expectativa de ser campeã pela 16ª vez.

De acordo com o Coordenador de Bovinos de Leite, Eduardo Ribas, o estresse térmico pode se evidenciar por redução do desempenho reprodutivo, laminite, menor pico de produção de leite e aumento na contagem de células somáticas (CCS). “Nossa equipe técnica irá auxiliar os produtores a realizarem investimentos em estratégias nutricionais que aumentem a eficiência energética e, assim, diminuírem a temperatura corporal dos animais. Um dos produtos recomendado para isso é o I.C.E, um blend de ativos que ajuda as vacas a dissipar o calor e lidar com o estresse térmico”, avalia.

Outra orientação do profissional é evitar o excesso de proteína bruta na dieta, principalmente a fração degradável no rúmen. Isso gera gasto energético para o animal e ajuda a aumentar a geração de calor. Para isso, pode-se utilizar o Soypass BR, excelente fonte de proteína não degradável no rúmen. “Oferecer mais variedades de fontes de energia, como fibras mais digestíveis e gordura, evita o excesso de carboidratos fermentáveis no rúmen. No que diz respeito à fibra, é bom se preocupar com a fração fisicamente efetiva no rúmen”, afirma. Para isso, a Nutron disponibiliza uma fonte de gordura de palma protegida da degradação ruminal, o Nutrigordura Lac, com resultados comprovados no aumento de produção de leite, mantendo o conteúdo de sólidos no mesmo, ideal para períodos de estresse térmico.