Café

Cana: usinas dispensam mais de mil trabalhadores no interior de SP

Demissões são concentradas em Araçatuba, mas podem ocorrer também em Piracicaba


Publicado em: 31/07/2014 às 18:10hs

Cana: usinas dispensam mais de mil trabalhadores no interior de SP

A quebra de safra de cana-de-açúcar está provocando demissões no interior de São Paulo. Só na região de Araçatuba (SP) as usinas dispensaram antecipadamente mais de 1 mil funcionários, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, Aparecido Guilherme de Moura. Segundo ele, entre os filiados a demissão nas duas últimas semanas atinge 45, mas o sindicato constatou o afastamento principalmente de profissionais com menos de um ano de empresa, não sindicalizados. "São mais de mil", disse ele. Como as perdas de produto continuam sendo registradas no campo, a perspectiva é de que usinas de outras regiões do Estado também demitam trabalhadores.

Por enquanto, as dispensas estavam concentradas em Araçatuba, uma das áreas mais afetadas pela severa estiagem no início do ano. "Isso é resultado da quebra de safra e logo mais deve chegar à nossa região (Piracicaba)", afirmou o vice-presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo (Coplacana), José Coral.

A seca entre janeiro e fevereiro prejudicou o desenvolvimento dos canaviais e reduziu a oferta de matéria-prima para ser moída no ciclo 2014/15, iniciado em abril. A expectativa é de que os trabalhos estejam quase completos na primeira quinzena de novembro, até 30 dias antes do usual. Como consequência, trabalhadores temporários que seriam dispensados no final da safra já estão deixando as usinas. "Talvez a intenção seja ir devagar com a moagem, porque não pode parar de uma vez. Mas neste ano há muito mais demissões. Boa parte é da lavoura, mas há também da indústria", afirmou Coral.

Na região de Piracicaba, a quebra de produção deve ser de 22%, o equivalente a 8 milhões de toneladas, "ou três grandes usinas", segundo o vice-presidente da Coplacana. Em todo o Centro-Sul, principal região produtora do País, a perda pode ser de quase 3%, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Já consultorias como a Datagro consideram quebra de até 6%, com processamento total em torno de 560 milhões de toneladas.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

◄ Leia outras notícias