Nutrição

Cana-de-açúcar enriquecida com minerais e proteínas é opção de alimentação para bovinos no Leste mineiro

Já faz tempo que os pecuaristas utilizam a cana-de- açúcar na alimentação do rebanho, principalmente nos períodos de estiagem


Publicado em: 29/06/2018 às 15:00hs

Cana-de-açúcar enriquecida com minerais e proteínas é opção de alimentação para bovinos no Leste mineiro

No município de Capitão Andrade, região Leste de Minas Gerais, não é diferente. Mas, para obter melhores resultados, os pecuaristas orientados pela Emater-MG estão adicionando à cana minerais e proteínas. 

A cana-de-açúcar é um dos principais volumosos usados na alimentação do rebanho bovino. A cultura tem baixo custo de produção, é de fácil manejo e rica em energia. O problema é que ela é pobre em proteínas e minerais, que são essenciais para os bovinos.

Por orientação da Emater-MG, os pecuaristas de Capitão Andrade passaram a acrescentar à cana-de-açúcar o Nitromineral Epamig, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

“É uma mistura de ureia e minerais para corrigir a cana-de-açúcar e atender às exigências de produção. Gerou bons resultados quando utilizado para bezerras e novilhas no período seco”, afirma o pesquisador da Epamig, Clederson Corradi de Mattos Gonçalves.

Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG, Ronald Hott, os animais que receberam a cana-de-açúcar corrigida com Nitromineral Epamig apresentaram maior ganho de peso. “Outro ponto importante é que, com essa mistura, diretamente no cocho, o risco de intoxicação do animal por ureia é praticamente reduzido a zero”, diz Ronald Hott.

No município de Capitão Andrade, 11 propriedades fazem uso do Nitromineral Epamig. Segundo o técnico da Emater-MG, Newman Franco, todas apresentam melhorias na produção. “Nessas propriedades há um aumento de até 60% da produção de leite em relação ao mesmo período de estiagem do ano passado”.

Etelvino Francisco Filho é um dos pecuaristas de Capitão Andrade que utilizam a mistura na alimentação complementar do gado. “Eu percebi que as vacas entraram no cio mais cedo, a pelagem do gado ficou mais bonita e aumentou a produção de leite também. Espero chegar a 200 litros por dia”, diz produtor.

Para saber mais sobre o Nitromineral Epamig e sua utilização na alimentação complementar do rebanho bovino entre em contato com a Epamig pelo telefone (35)3829-1194 ou e-mail clenderson@epamig.br. Ou, ainda, pode procurar o escritório da Emater-MG do seu município.

Fonte: Emater-MG

◄ Leia outras notícias