Internacional

Cai renda de produtores na União Europeia

Após três anos de aumento de renda, os produtores da Europa já começam a sentir no bolso o novo cenário de queda no setor agropecuário, uma tendência que pode se estender também para outras parte do mundo, inclusive para o Brasil


Publicado em: 25/07/2014 às 19:20hs

Cai renda de produtores na União Europeia

Em 2013, a renda média dos produtores da União Europeia, incluídos os 28 países do bloco, recuou 1,3%. Essa queda ocorre porque houve uma desaceleração de 0,9% na força de trabalho e de 2,1% no rendimento agrícola.

O valor bruto da produção do bloco permaneceu inalterado, mas os preços tiveram queda real de 3,7%.

Os dados são do Eurostat, que reafirma o cenário atual de valorização das proteínas e de queda nos preços dos cereais, após a recomposição mundial dos estoques.

Um dos destaques dos dados do Eurostat é a importância que o Brasil tem na composição dos alimentos dos europeus, tanto no fornecimento de proteínas como no de grãos.

O valor da produção europeia cresceu 1,5% no setor de animais, com aumento real de 1,6% nos preços. Já no setor de grãos, o volume produzido teve evolução de 2,7%, mas com redução média de 1,1% no valor da produção. O preço dos cereais teve queda de 14%, enquanto o das oleaginosas subiu 15%.

Os dados do Eurostat apontam produção de 302 milhões de toneladas de cereais. Desse volume, 45% são produção de trigo.

Já produção de sementes oleaginosas subiu para 29,8 milhões, 20,5 milhões vindas de colza, segundo o Eurostat.

A economia europeia deu os primeiros sinais de recuperação no ano passado, e as exportações subiram para US$ 373 bilhões, com saldo de US$ 57 bilhões. Enquanto as exportações do bloco cresceram 4%, as importações recuaram 2% no período.

O Brasil foi o país que mais forneceu produtos agropecuários para a União Europeia no ano passado, participando com 13% das importações do bloco. Na lista das importações dos europeus estiveram soja, óleo vegetais, café e alimentos para animais.

O Brasil está, também, na ponta da lista dos fornecedores de carne de frango. A produção do bloco atingiu 12,7 milhões de toneladas, 1% mais. Já as importações desse tipo de carne feitas pelos europeus cresceram 3,4%.

Fonte: Folha de S. Paulo

◄ Leia outras notícias