Café

Cafeicultura é o tema da revista Visão Agrícola

Em 132 páginas, a revista oferece um rico panorama desta cultura que por décadas representou a força da economia nacional e hoje, segundo conceito impresso na capa, “Líder mundial, Brasil vive transição de modelo”


Publicado em: 17/02/2014 às 15:00hs

Cafeicultura é o tema da revista Visão Agrícola

“A cultura do café é, certamente, propulsora de uma série de transformações, em fronteiras agrícolas diversas do território brasileiro. Mais recentemente, o café é tratado dentro do conceito de cadeia produtiva, envolvendo a gestão profissional de diversos tipos de agentes, sempre pautado por relações eficientes de integração e sinergia”. Com essa introdução, José Vicente Caixeta Filho, diretor da pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), apresenta a edição nº 12 da revista Visão Agrícola.

Em 132 páginas, a revista oferece um rico panorama desta cultura que por décadas representou a força da economia nacional e hoje, segundo conceito impresso na capa, “Líder mundial, Brasil vive transição de modelo”.

Conforme editorial, a proposta desta edição vai ao encontro deste novo momento da cafeicultura brasileira, com destaque para as atualizações relacionadas a diversos temas, incluindo melhoramento genético, instalação da lavoura, fitossanidade, fertilidade, nutrição, atividades de colheita e de pós-colheita, qualidade da bebida, custos e comercialização etc.

No espaço Fórum, Carlos Alberto Paulino da Costa aborda em artigo “Apesar de preços baixos, fundamentos do café são positivos”. As reportagens trazem para o leitor os assuntos: Cafeicultura enfrenta transição de modelo e preços voláteis; Futuro está na produção em escala e nos cafés comerciais; OIC comemora 50 anos com Semana do Café, em Minas Gerais; História do café se confunde com história do Brasil

Os editores responsáveis da revista são Luiz Gustavo Nussio, do Departamento de Zootecnia (LZT) e Nelson Sidnei Massola Junior, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) e as coordenadoras dessa edição foram José Laercio Favarin, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) e os pesquisadores Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida e Ana Paula Neto

Informações pelo site www.esalq.usp.br/visaoagricola, e-mail visaoagricola@usp.br ou pelo telefone (19) 3429-4249.

Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ

◄ Leia outras notícias