Certificação

BSCA abre inscrições para o terceiro Curso de Formação de Q-Graders

A Q-Grader é uma certificação mundial criada pelo Coffee Quality Institute para profissionais de classificação e degustação de café


Publicado em: 04/08/2015 às 18:40hs

BSCA abre inscrições para o terceiro Curso de Formação de Q-Graders

Desde 2014, ao tornar-se In-Country Partner do Coffee Quality Institute (CQI), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) vem desempenhando um importante papel na qualificação dos provadores com a realização de seus Cursos de Formação de Q-Graders. Em duas edições, 37 profissionais já foram certificados e, a partir de hoje, estão abertas as inscrições para os degustadores que desejam obter esse certificado.

As aulas, embasadas na metodologia da Specialty Coffee Association of America (SCAA), serão ministradas no laboratório da BSCA, em Varginha (MG), entre 15 e 20 de setembro de 2015. Os interessados poderão fazer as inscrições no site da entidade, através do link http://bsca.com.br/qcourse.php, onde estão disponibilizadas as informações complementares sobre o curso. Nesta edição, os instrutores serão Mané Alves, do Coffee Quality Institute, e Joel Shuler, da Casa Brasil.

Em relação aos custos que os interessados terão, o presidente da BSCA, Silvio Leite, informa que, “apesar da alta que o dólar norte-americano vem apresentando frente ao real brasileiro, a Associação conseguiu ajustar os valores junto ao CQI para que os gastos permanecessem próximos aos níveis dos dois primeiros cursos”.

Ciente que os Q-Graders licenciados devem passar por uma calibragem a cada dois anos para renovar o certificado, a BSCA comunica que será realizada a prova para essa reavaliação no dia 14 de setembro. A recertificação é fundamental e obrigatória para que o degustador possa participar como avaliador no processo de certificação de cafés Q-Grader e continuar utilizando o logotipo “Q” e a nomenclatura "Licensed Q-Grader". Também há vagas para retakes, destinada aos profissionais que necessitam refazer seus exames.

A Q-Grader é uma certificação mundial criada pelo CQI para profissionais de classificação e degustação de café. Certificados, os Q-Graders são reconhecidos como provadores de café qualificados, controlados e profissionalmente treinados pelo Coffee Quality Institute.

Mais informações: http://bsca.com.br/qcourse.php.

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA

◄ Leia outras notícias