Governo

Brasil negocia ampliação de vendas de carne à China; Maggi encontra executivos da Cofco

Após a inspeção de 84 estabelecimentos, a expectativa é de que o país asiático libere boa parte desses frigoríficos para exportar


Publicado em: 18/05/2018 às 17:40hs

Brasil negocia ampliação de vendas de carne à China; Maggi encontra executivos da Cofco

Uma missão técnica chinesa visitará o Brasil no fim de maio para vistoriar novos frigoríficos, em um movimento que faz parte de negociação que busca ampliar o número de unidades habilitadas a exportar carne para a China, informou Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

A missão, composta por especialistas veterinários chineses, poderá inspecionar 84 estabelecimentos --número de unidades que consta de uma lista apresentada pelo governo brasileiro, segundo um comunicado do ministério.

"A expectativa é de que o país asiático libere boa parte desses frigoríficos para exportar", disse o ministério na nota.

A confirmação da visita técnica foi dada pelo ministro do comércio da China em reunião com o ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, em Pequim, onde foram tratadas questões sobre as relações comerciais entre os dois países.

O Brasil possui atualmente 102 processos contra a China em tramitação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), em que algumas práticas comerciais são contestadas.

No entanto, o ministro disse que muitas questões poderão ser resolvidas, "uma vez que os dois países possuem muitas coisas em comum".

Na visão de Maggi, os processos junto à OMC demonstram que ainda é "muito forte o protecionismo existente em vários países".

O ministério informou ainda que o Maggi e empresários do agronegócio brasileiro se reuniram com diretores da Cofco Internacional, trading chinesa de grãos que tem expandido negociações de soja e milho do Brasil.

Fonte: REUTERS

◄ Leia outras notícias