Logística e Transporte

Brasil e China firmam parceria em projetos ferroviários

A China será parceira do Brasil na elaboração de projetos ferroviários, conforme memorando de entendimento assinado no Palácio do Planalto ontem (17/07)


Publicado em: 21/07/2014 às 09:10hs

Brasil e China firmam parceria em projetos ferroviários

Os países serão parceiros por cinco anos, podendo a parceria ser renovada automaticamente por igual período. O memorando de entendimento foi criado com base nas diretrizes estabelecidas no Plano de Ação 2010-2014 e no Plano Decenal de Cooperação 2012-2021

De acordo com o Ministério dos Transportes, que representa o Brasil no acordo, os dois países deverão oferecer uma cooperação mútua e benéfica, e também aplicar esforços para promover uma troca de experiências e práticas para a solução de problemas relacionados a aspectos econômicos, científicos, tecnológicos, ambientais e logísticos no transporte ferroviário. A China é representada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, e junto com o Ministério dos Transportes deverão estabelecer as ações e procedimentos para execução das atividades de cooperação para garantir a sua efetividade.

No memorando também está previsto o desenvolvimento de medidas e ações destinadas ao aumento da competitividade dos sistemas ferroviários nacionais e a colaboração em aspectos técnicos relacionados ao transporte de carga, sinais de comunicação, integração de sistemas e construção de ferrovias nos dois países.

O Brasil e a China também firmaram uma declaração com o Peru para avaliar a viabilidade da conexão ferroviária Transcontinental entre o Brasil e o Peru, e o potencial dela atender grandes produções agrícolas e de exploração mineral.

Atualmente, o Brasil vem adotando medidas importantes de escoamento da produção do Centro-Oeste, como a preparação do processo licitatório para construção, sob concessão, da ferrovia entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO), com 883 quilômetros de extensão; lançamento do edital do projeto da ferrovia ligando Sapezal (MT) a Porto Velho (RO), com 1.060 quilômetros de extensão; e planejamento da ferrovia Lucas do Rio Verde (MT) - Sapezal (MT), com cerca de 450 quilômetros de extensão. Estes trechos ferroviários integram o traçado da ligação ferroviária Brasil-Peru, prosseguindo a partir de Porto Velho (RO), passando por Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e adentrando o território peruano, com destino a portos da costa do Pacífico.

Fonte: Revista Ferroviária

◄ Leia outras notícias