Brasil

BRASIL: Crescimento será mais brando, diz OCDE

O Brasil enfrenta um "abrandamento" do crescimento econômico, a exemplo de vários países desenvolvidos, enquanto a expansão da economia parece sólida nos Estados Unidos e no Japão, conforme avaliação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)


Publicado em: 14/08/2018 às 10:00hs

BRASIL: Crescimento será mais brando, diz OCDE

Indicadores - Os Indicadores Compostos Avançados (ICA) da OCDE, que procuram prever momentos de virada da atividade econômica em relação a sua tendência com seis a nove meses de antecedência, trazem um quadro menos tranquilizador do que em meses anteriores.

Base 100 - O indicador leva em conta um índice constante de base 100. Se o resultado para um país ficar abaixo de 100, significa que o crescimento será mais lento do que o normal.

Atenuação - A avaliação é de que os dados apontam para uma atenuação do ímpeto de crescimento nos países da OCDE como um todo. São países desenvolvidos ou emergentes como o México, por exemplo.

Outros países - Os indicadores da entidade, sediada em Paris, apontam assim para o abrandamento do crescimento no Canadá, na região do euro como um todo, incluindo a Alemanha, a França e a Itália, e também no Reino Unido.

Dinâmica estável - Por outro lado, a dinâmica estável do crescimento continua para os Estados Unidos e o Japão, informa a OCDE.

Economias emergentes - Entre as principais economias emergentes, o crescimento continua ganhando ímpeto para o setor industrial na China e para a Índia, segundo a OCDE, enquanto no Brasil e na Rússia os indicadores antecipam o abrandamento do impulso de crescimento, revela a organização.

Expansão menor - Ou seja, não é que essas economias estejam deixando de crescer, mas sim expandindo menos do que se esperava.

Tendência atual - A tendência atual, globalmente, reflete as incertezas provocadas pela guerra comercial deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a China e outros parceiros. Essa é uma conclusão que a OCDE não menciona, mas que é amplamente propagada entre especialistas.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias