Outros

Border Collie se apresenta no Rural Show 2016

Raça é considerada a mais inteligente do mundo


Publicado em: 19/05/2016 às 15:15hs

Border Collie se apresenta no Rural Show 2016

Que os cachorros são animais extremamente inteligentes, disso não se tem dúvida! Mas, apreciar o trabalho de um Border Collie no pastoreio das ovelhas é um show à parte!

Entre as atrações de destaque que acontecerão durante o Rural Show 2016, estão demonstrações do trabalho de um cão da raça com um pequeno grupo de ovinos.

Border Collie no manejo das ovelhas. Crédito: Mauro Stoffel.

As apresentações realizadas serão organizadas pela Associação Gaúcha de Border Collie – AGBC com o objetivo de mostrar as habilidades, disciplina, precisão e disposição que o Border Collie possui em rotinas de manejo e condução das ovelhas, a partir de diversos tipos de comando do adestrador.

De acordo com o presidente da entidade, Diego Schaf, os visitantes do evento poderão conferir de perto o forte instinto do animal, considerado o mais inteligente entre as raças caninas.

A partir da técnica empregada no adestramento é possível que apenas um cão cuide de 100 até 500 ovinos. O treinamento inicia entre os oito e doze meses de vida do cachorro e dura, no mínimo, seis meses.

Criada em 2005, a AGBC atua promovendo ações como cursos, clínicas de adestramento, dias de campo e demonstrações do trabalho dos cães. “Também prestamos auxílio técnico para criadores, treinadores e proprietários de cães Border Collie e pecuaristas”, explica o presidente, que completa: “Nossa meta é tornar o trabalho dos cães mais eficaz e produtivo, reduzindo custos, aumentando a produtividade e a eficiência na lida com rebanhos e também contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico no meio rural. Por isso, o evento é tão importante pra nós”.

O Rural Show acontece de 7 a 10 de julho, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.

Fonte: Insider2 Brasil

◄ Leia outras notícias