Gestão

Blockchain Agro discutirá a aplicação de tecnologias disruptivas e inovadoras no setor de Agronegócios

Evento é destinado a um público eclético em conhecimento e contará com a participação de especialistas, que compartilharão suas experiências, casos de sucesso e insucesso


Publicado em: 10/07/2018 às 13:40hs

Blockchain Agro discutirá a aplicação de tecnologias disruptivas e inovadoras no setor de Agronegócios

Evento é destinado a um público eclético em conhecimento e contará com a participação de especialistas, que compartilharão suas experiências, casos de sucesso e insucesso

O Manual Blockchain, agregador de conteúdos colaborativo sobre inovação e tecnologias transformadoras, realiza no dia 16 de julho de 2018 o MeetUp Blockchain Agro. Idealizado para ajudar leigos, curiosos, empresas e investidores do setor de agronegócios a compreenderem os benefícios e conceitos da tecnologia Blockchain, o encontro é fruto de uma parceria com a Ahoy! Berlin, espaço de inovação e coworking.

Para mostrar como o Blockchain pode ajudar a transformar o mercado de Agro e a forma dos indivíduos conviverem e fazerem negócios, o MeetUp contará com a participação de renomados especialistas, que compartilharão suas extensas experiências no assunto com muita didática e disposição para disseminar o tema.

“A procura por inovações disruptivas no setor de agronegócios é intensa. E um dos motivos para isso é a pressão dos próprios consumidores brasileiros, que estão cada vez mais exigentes com relação à transparência no processo de produção”, afirma Alex Correa, CEO e fundador do Manual Blockchain.

Um exemplo é recente a utilização de tecnologias como o Big Data, que permite aos produtores rurais tomar decisões mais precisas e de forma mais ágil, otimizando o uso de recursos. Serão apresentados casos de sucesso, além de desafios e oportunidades no campo.

O evento vai discutir como as inovações no campo serão determinantes para o aumento da produtividade em todo o mundo, mostrando por que o Brasil deve se posicionar como o celeiro do mundo, com uma agricultura estruturada e sustentável.

Entre os palestrantes, está Daniel Latorraca, superintendente no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Ele abordará a visão atual do setor de Agronegócios frente à era 4.0 e como esse novo momento vai transformar o campo nos próximos anos, por meio de estudos de caso e apresentação de pesquisas que trazem as principais dores deste mercado. “Entre os principais gargalos, podemos citar a conectividade e os altos custos”, afirma ele. Outro ponto a ser levantado por ele é como a transparência garantida pelo Blockchain pode apoiar na comercialização e financiamento dos produtos, considerados uma dificuldade relevante do setor.

A advogada empresarial Amanda Lima, consultora para negócios em blockchain e criptomoedas e vice-presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN, também marcará presença no MeetUp como palestrante. Ela falará sobre a tecnologia Blockchain aplicada à Cadeia de Suprimentos e como o mercado de Agronegócios pode aproveitar novas oportunidades em tecnologia, desde recurso contratual a otimização de procedimentos, com exemplos de casos de estudo, como o da IBM, utilizando DLT para agregar valor a este setor.

“Existe um mar de soluções a ser explorado pelo mercado Agro no Brasil, uma vez que ele é tradicionalmente muito conservador. Vamos discutir como é possível tirar proveito das inovações digitais que já ganharam espaço em outros setores”, explica a especialista.

“Nosso objetivo é levar conhecimento sobre o conceito do universo Blockchain e tecnologias aplicadas, gerando engajamento e experiências ao público brasileiro”, finaliza.

Tecnologia Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia de base, capaz de reunir outras tecnologias para oferecer um registro de transações, distribuídas em diversos pontos – que podem ser qualquer pessoa ou iniciativa que se dispõe a baixar o software deste protocolo. O objetivo é propagar as transações sem a necessidade de uma prévia autorização para realizar essa tarefa, ou seja, todos podem fazer isso.

A validação das transações ocorre por meio do conceito de "consenso distribuído", quando todos os pontos da rede que fazem essa verificação concordem que as transações são legítimas e foram de fato realizadas.

O uso desta e outras tecnologias será desmistificado durante o evento.

Agronegócios no Brasil

Próspero, seguro, rentável e competitivo, o agronegócio é hoje a mola propulsora da economia brasileira, respondendo por um em cada três reais gerados no país.

São muitos os fatores quefazem do Brasil um país propício ao agronegócio. Da produção do insumo até a sua comercialização, toda a cadeia é beneficiada pelos solos férteis, clima diversificado, chuvas regulares e energia solar abundante. Sendo assim, os números do setor são surpreendentes:

Números do setor
• 22,8% do PIB Brasileiro em 2017
• US$ 96 bilhões em exportações em 2017
• 37% dos empregos brasileiros
• 17,7 milhões de trabalhadores somente no campo

Fonte: Manual BlockChain

◄ Leia outras notícias