Governo

Blairo vai aos EUA para selar comércio de carne bovina in natura

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, viajou na noite de ontem para Washington, nos Estados Unidos, em missão do governo para celebrar o aguardado acordo que viabilizará o início do comércio bilateral de carne bovina in natura


Publicado em: 28/07/2016 às 18:10hs

Blairo vai aos EUA para selar comércio de carne bovina in natura

O primeiro encontro para tratar do assunto será na quarta-feira.

De acordo com técnicos do Ministério da Agricultura, o certificado sanitário para que o Brasil possa embarcar carne bovina in natura para os Estados Unidos já está pronto, mas ainda faltam alguns detalhes para a conclusão do documento que permitirá que os frigoríficos americanos vendam seu produto no mercado brasileiro.

Além desse esperado acordo, Blairo disse ao Valor que vai aproveitar a viagem para se reunir com ONGs ambientalistas e bancos para os quais questões ligadas à sustentabilidade ganhou importância nos últimos anos, sobretudo no processo de concessão de crédito.

Segundo o ministro, o foco nessas conversas será debater os caminhos que o Brasil terá que percorrer para cumprir a meta estabelecida pela “Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura”, firmada na Convenção do Clima de Paris (COP 21), de recuperar 12 milhões de hectares de área florestal até 2030.

“Nem o governo brasileiro nem o setor privado ainda sabem como atingir a meta. Queremos ajuda de ONGs e de bancos como o Merrill Lynch, por exemplo, na busca por essas soluções”, disse Blairo.

Estudo elaborado pelo Instituto Escolhas indica que o Brasil precisaria investir entre R$ 31 bilhões e R$ 52 bilhões para alcançar o objetivo traçado.

João Campari, ambientalista que deixou recentemente a ONG The Nature Conservancy (TNC) para assessorar o ministro Blairo, afirma que os encontros nos EUA servirão de base para que o governo brasileiro auxilie os produtores rurais a pagar essa vultosa conta.

“Obviamente que, na situação em que o Brasil está, temos que ver o que é possível fazer. Essa seria uma conta para os produtores pagarem, mas já estamos em contato com ONGs e bancos muito bem estruturados para estudar arranjos financeiros para que a nossa meta seja cumprida”, disse o assessor especial do ministro para a área ambiental.

A comitiva do governo brasileiro que parte hoje para Washington também terá compromissos com a Câmara de Comércio Americana e com o Conselho Empresarial Brasil-EUA. A viagem terminará na sexta-feira.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias