Governo

Blairo pede para que China não aplique sobretaxa ao frango brasileiro

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pediu hoje ao governo chinês que não aplique uma tarifa antidumping para as exportações de carne de frango do Brasil. A China é segunda maior compradora de carne de frango do país, respondendo por 11% dos embarques


Publicado em: 18/05/2018 às 12:00hs

Blairo pede para que China não aplique sobretaxa ao frango brasileiro

No ano passado, a pedido de criadores de frango chineses, Pequim iniciou uma investigação sobre a possível aplicação de uma taxa antidumping às exportações do produto proveniente do Brasil.

Na prática, a China pode aplicar uma tarifa antidumping preventiva de até 40% sobre o frango brasileiro. Os chineses devem tomar uma decisão entre o fim deste mês e o início de junho.

Segundo Blairo, que está em missão comercial em Pequim com o chanceler brasileiro Aloysio Nunes, a medida ainda não foi aplicada e o Brasil entende não ser preciso efetivá-la por “falta de fundamentação técnica”.

No momento, a expectativa dos exportadores de carne de frango é otimista. Segundo o vice-presidente de mercados da Associação Brasileria de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o ministro Aloysio Nunes e Blairo ressaltaram hoje que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) não aplicará uma sobretaxa contra o aço chinês. A avaliação é que, com isso, a disposição dos chineses em taxar o frango brasileiro deve ficar menor.

O governo brasileiro também solicitou à China que crie uma cota de 2 milhões de toneladas para as exportações brasileiras de açúcar. Há um ano, Pequim vem aplicando salvaguardas ao produto fabricado por usinas do Brasil, ou seja, vem aplicando tarifas adicionais a volumes de açúcar que ultrapassem a atual cota de 1,95 milhões de toneladas anuais.

“A medida [salvaguarda sobre o açúcar brasileiro] praticamente eliminou a presença do produto brasileiro no mercado chinês. Após 1 ano de aplicação da salvaguarda, foi solicitada cota de 2 milhões de toneladas para o Brasil e mencionado que a aplicação da medida aumentou o contrabando do produto na China”, concluiu o ministro.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias