Gestão

Biosseguridade e Educação de Nível Superior

Senar leva à AveSui 2014 debate sobre biosseguridade e apresenta o seu primeiro curso de nível superior


Publicado em: 17/04/2014 às 07:30hs

Biosseguridade e Educação de Nível Superior

Assunto de fundamental importância na avicultura e na suinocultura, a biosseguridade será debatida de diversas formas durante a AveSui 2014. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentará palestra sobre o tema, além de um vídeo feito em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

O coordenador de Pecuária do Senar, Olices Santini, simplifica o conceito de biosseguridade como “o conjunto de medidas de prevenção contra agentes internos e externos causadores de doenças nas granjas”. Santini faz uma resumida lista dos principais fatores que põem a produção em risco: “falta de higiene, contaminação das águas, sujeira nos calçados e roupas, entrada de veículos, entrada de animais externos à granja, falta de ventilação nos aviários, falta de cercados, porteiras, barreiras naturais de ciprestes etc”.

E para evitar contaminações, perda de peso, a consequente morte de animais e, ainda, afastar o risco de doenças de importância econômica – como a febre aftosa –, seguir um protocolo de cuidados é recomendação irrefutável à manutenção da competitividade. Daí a importância desse tema, que, garante o coordenado de pecuária do Senar, é “indispensável em todas as propriedades”.

Acirrando as competitividades – ensino de nível superior

Pensando em profissionalizar ainda mais o homem do campo, o Senar, este ano, passa a atuar também na educação superior. A instituição já oferece cursos de nível fundamental, médio e técnico, mas o superintendente do Senar/ SC, Girlmar Zanluchi, salienta que se trata de uma transição importante “do informal pra o formal”. A primeira turma de ensino superior iniciou os estudos em tecnologia em Gestão do Agronegócio este ano. O curso tem duração de três anos, na modalidade presencial, e, posteriormente, será levado para todo o Brasil através da Educação a Distância por meio do Canal do Produtor, com mais de 20 cursos sendo ministrados assim.

A Faculdade CNA de Tecnologia vai funcionar na sede do Instituto CNA/ Senar, em Brasília, para facilitar a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Senar e pelo Instituto CNA.

Informações:www.avesui.com

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias