Algodão

Bicudo é tema de encontros em Mato Grosso

Pesquisador se reúne com produtores de algodão para determinar medidas a serem tomadas no combate à praga


Publicado em: 30/07/2014 às 12:30hs

Bicudo é tema de encontros em Mato Grosso

O crescimento da ameaça do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) motivou a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) a promoverem três reuniões nesta semana com o pesquisador Walter Jorge dos Santos, do Instituto Agronômico de Pesquisa do Paraná (Iapar), um dos maiores especialistas no assunto. Os encontros acontecerão nos dias 29, 30 e 31 de julho em três cidades do Estado: Rondonópolis, Campo Verde e Primavera do Leste, respectivamente (veja mais detalhes no fim da matéria).

Santos se reunirá com produtores e gerentes técnicos para tratar de medidas emergenciais para o controle do problema (a serem colocadas em prática no final dessa safra) e também de ações que possam ser realizadas no período da entressafra. "O bicudo é considerado a maior praga do algodoeiro e já dizimou lavouras nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, numa época em que Mato Grosso sequer sonhava ser o maior produtor de algodão do País", alerta Milton Garbugio, presidente da Ampa e do IMAmt.

O pesquisador Miguel Soria ressalta a importância de uma adesão geral na questão. "A redução da população da praga em uma região somente será eficiente se o combate for realizado em nível regional (por todos os produtores), já que o inseto tem a possibilidade de se dispersar de lavouras onde é mal manejado, para algodoais não infestados ou com baixa infestação, e para matas e capões (refúgios da praga) ao final da safra, aumentando a população e a problemática da praga safra após safra".

Encontros

29/7 – Rondonópolis (Horto Hotel) – 19h30
30/7 – Campo Verde (Cooperfibra) – 19h
31/7 – Primavera do Leste (Hotel Agulhon) – 19h

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias