Fruticultura e Horticultura

Beneficiamento de frutas gera emprego e renda para associações apoiadas pela Codevasf

O beneficiamento de frutas tem sido fonte de renda para diversas associações apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)


Publicado em: 06/12/2013 às 12:30hs

Beneficiamento de frutas gera emprego e renda para associações apoiadas pela Codevasf

A diversidade de produtos elaborados a partir do caju, por exemplo, é uma das apostas da Central de Cooperativas dos Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi). A entidade, com sede em Picos (PI), produz castanhas para todos os gostos – desidratada ou caramelizada com chocolate, mel e gergelim –, além de cajuína e polpas da fruta. A Cocajupi recebe o apoio da Codevasf por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cajucultura no Piauí, que engloba ações como o fornecimento de mudas de cajueiro e o acompanhamento da produção.

Segundo o presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior, a entidade reúne nove cooperativas e 450 cooperados, com atuação em dez municípios piauienses. A castanha, o carro-chefe dos produtos, já é inclusive exportada para a Itália. “Desde 2010 temos agregado valor à castanha, fazendo fritura, vendendo fracionada e nas versões caramelizadas. Trabalhávamos com corte manual e, agora, temos três máquinas de corte mecanizado, uma tecnologia desenvolvida na própria região de Picos. Isso vai nos dar mais condições de competir com grandes empresas, pois reduz os custos e aumenta o volume da produção. Em 2012, passamos também a trabalhar melhor o aproveitamento do caju, com fabricação da cajuína e polpa”, explica.

A Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais de Riacho D’Antas e Adjacências, que fica em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, encontra no coco macaúba, típico do cerrado brasileiro, a matéria-prima para um leque de produtos. Sabonete, sabão em pó e em barra, endocarpo (carvão), óleo comestível e ração animal são alguns dos itens produzidos a partir do fruto. Segundo o tesoureiro da associação, Hermes Fonseca, são 56 associados, mas o trabalho chega a beneficiar mais de 350 famílias de catadores de coco. A Codevasf apoiou a entidade com a doação de equipamentos para aumento da capacidade produtiva da Unidade de Beneficiamento do Coco Macaúba e com a construção de um galpão de armazenagem e de um viveiro de mudas.

Já a Agroindústria de Processamento de Frutas do Assentamento Marrecas (APFrutas), sediada em São João do Piauí, produz doces e geleias à base de goiaba, umbu, caju, tamarindo e uva. Ao todo, são 15 mulheres atuando nessa atividade. A Codevasf adquiriu máquinas, equipamentos, utensílios e móveis para estruturar a unidade de processamento de frutas, que visa apoiar as ações de fruticultura irrigada no projeto Marrecas-Jenipapo. “Nossa associação foi criada há três anos com o objetivo de envolver as mulheres em um trabalho para incrementar a renda doméstica. Antes, fazíamos doces de forma artesanal e hoje, com apoio da Codevasf, temos uma pequena agroindústria para processamento de frutas. Estamos muito animadas com o trabalho. A gente tem certeza que vai dar certo”, afirma a vice-presidente da APFrutas, Maria de Lourdes Pereira.

Participação na 6ª CBAPL

A Codevasf tem apoiado a participação de entidades em eventos com o objetivo de dar visibilidade aos produtos, ampliando os mercados consumidores, e propiciar a troca de experiências. O trabalho da Cocajupi, da APFrutas e da Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais de Riacho D’Antas e Adjacências pôde ser conhecido na 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (6ª CBAPL), que se encerra nesta quinta-feira (5), em Brasília (DF).

Com o tema “Sustentabilidade dos APLs: Governança, Conhecimento e Inovação”, a conferência teve o propósito de reunir e mobilizar os segmentos produtivos e as principais instituições governamentais e não governamentais para aprimorar as políticas de estímulo ao desenvolvimento local e regional, com soluções voltadas ao incremento da competitividade e da sustentabilidade.

Outras entidades apoiadas pela Companhia também estiveram no evento. São elas: Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco - Coopamesf (BA), Associação Brejograndense de Criadores de Abelhas e Artesões (SE), Associação de Produção Artesanal de Cosméticos de Maravilha - Natucapri (AL), Cooperativa Mista dos Agricultores Irrigados do Maria Teresa (PE) e Cooperativa dos Produtores Rurais do Projeto Brígida – Cooperança (PE).

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

◄ Leia outras notícias