Agricultura Precisão

Bembras Agro lança pacote tecnológico de última geração

Empresa aprimora monitoramento aéreo com drones e apresenta novos softwares disponíveis aos pequenos e médios produtores


Publicado em: 15/03/2018 às 13:40hs

Bembras Agro lança pacote tecnológico de última geração

A todo momento surgem novas tecnologias no campo com o objetivo de facilitar a vida do produtor e fornecer informações mais seguras e precisas sobre sua produção. Assim, o uso de drones para fazer monitoramento aéreo da lavoura tem despontado nos últimos anos. Sua agilidade na coleta de dados e processamento de informações tem sido um grande facilitador na hora da tomada de decisões.

Cientes desta necessidade, a Bembras Agro, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desenvolve e aperfeiçoa suas tecnologias para fornecer ao produtor o que há de mais moderno na é agricultura 4.0. A grande novidade agora é que a empresa acaba de anunciar a incorporação de duas tecnologias ao seu portfólio. Uma delas foi por meio da parceria com a empresa Tecgraf, desenvolvedora do Software AgroCAD.

Esta ferramenta realiza o planejamento das atividades agrícolas de plantio, tratos culturais e colheita, que exporta dados para os pilotos automáticos das máquinas agrícolas, como por exemplo tratores, pulverizadores e colheitadeiras. A tecnologia pode ser aplicada nas culturas de cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, arroz, florestas e citros, entre outras. “Com ela, o produtor consegue um melhor aproveitamento da sua área, obtém maior produtividade e reduz os custos”, diz Johann Coelho, Cofundador e CPO da Bembras Agro.

Segundo o executivo, a parceria Bembras Agro + AgroCAD proporcionará a integração entre equipamentos da mais alta tecnologia disponível atualmente para aplicação agrícola. “Essa parceria permitirá o rápido mapeamento e o levantamento planialtimétrico das áreas, análise de falhas de cultura, análise de escoamento de água sobre o terreno para projetos de irrigação ou drenagem. Essas informações são exportadas diretamente para o AgroCAD, que, utilizando os dados coletados pelos drones da Bembras, pode enviá-los ao piloto automático das máquinas que irão executar as funções no campo”, destaca.

A incorporação AgroCAD complementa o pacote tecnológico Farm Control já disponibilizado pela Bembras desde 2016. Trata-se de um kit de monitoramento equipado com drone e software que auxilia o produtor a controlar pragas, desperdícios de defensivos e fertilizantes na lavoura. “Agora com o AgroCAD, as possibilidades de análise e relatórios que podem ser gerados a partir das imagens captadas pelo drone aumentam. O produtor obtém mais informações sobre a sua plantação e consegue reduzir os custos principalmente em questões de sistematização de área, planialtimétrico e também nas questões de linhas de plantio para o piloto automático, linhas de colheita e geração de prescrições para aplicações em taxa variável”, diz Coelho.

Mais novidades

Assim como o AgroCAD, a Bembras passa a disponibilizar aos seus clientes e produtores de todo o Brasil, o software Inforow. Esta é uma solução para extração rápida das fileiras de plantio, falhas de brotação e desvios de tráfego. O software agrega aos usuários de cana-de-açúcar e culturas perenes do Farm Control, a extração rápida e eficiente de informações de valor para o manejo agronômico. As aplicações vão desde a reconstrução de linhas e levantamento de falhas até erro de tráfego.

Segundo Coelho, assim como o AgroCAD, o Inforow pode ser adquirido opcionalmente pelos clientes da Bembras Agro como uma ferramenta extra para utilização do Farm Control, sem a obrigatoriedade na aquisição. “O nosso principal objetivo na incorporação das duas ferramentas opcionais é aumentar o espectro de relatórios a serem oferecidos pelo pacote em questão, que por sua vez necessita de outros softwares complementares para gerar relatórios que não podem ser obtidos de forma automática pelo software DroneDeploy”, diz.

Fonte: Rural Press

◄ Leia outras notícias