Turismo Rural

Atrativos turísticos para quem busca lazer e tranquilidade

A Rota do Campo de Iraceminha conta com atrativos como o portal do vinho, café colonial, centro de memórias, trilha ecológica, cachoeira, casa de ervas medicinais, camping, cantina, moinho, casa italiana, gruta, pousada, entre outros


Publicado em: 09/01/2017 às 08:40hs

Atrativos turísticos para quem busca lazer e tranquilidade

Tranquilidade, conforto, diversidade gastronômica e beleza são algumas das características das diversas opções de lazer, em meio aos recursos naturais, da Rota do Campo de Iraceminha. Situada no extremo oeste catarinense, a 100 km de Chapecó e a 740 km de Florianópolis, o município conta com aproximadamente 4.500 habitantes e se destaca com a promoção de festas e eventos, produção de vinho, cachaça, frangos, suínos, leite e cereais.

A Rota do Campo de Iraceminha conta com atrativos como o portal do vinho, café colonial, centro de memórias, trilha ecológica, cachoeira, casa de ervas medicinais, camping, cantina, moinho, casa italiana, gruta, pousada, entre outros.

A iniciativa, que vem se consolidando a cada dia com expressivo número de turistas, é resultado do Projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) com foco para o turismo, implementado no município pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE/SC por meio da Coordenadoria Regional do Extremo Oeste.

Tudo começou com uma solicitação do vice-prefeito em 2009 para o SEBRAE/SC desenvolver o turismo no município. Com isso, foi realizada uma missão técnica para a Rota da Amizade, em Treze Tílias, e convite aos produtores rurais e demais interessados em desenvolver o turismo local.

No início, segundo o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, estavam envolvidas 13 famílias com propriedades rurais e uma empresa. Hoje, participam do projeto 17 famílias e três empresas. Desde 2009, foram realizados cursos de capacitações e ações de sensibilização da comunidade para o turismo, curso de Qualidade no Atendimento no Turismo, curso de Condutores de Turismo Local, curso de Gestão e Empreendedorismo Rural e capacitação de Garçom, além de palestras para a comunidade sobre a importância do desenvolvimento do turismo.

Com o andamento das ações foi necessário criar uma associação de turismo, denominada Rota do Campo de Iraceminha. Em 2011, foi recepcionado o primeiro grupo de turismo na Rota, formado por estudantes da Celer Faculdades. A partir disso, foram recepcionados vários grupos de turistas de Campos Novos, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Xanxerê e Maravilha.

Desde o ano passado vem sendo realizada uma parceria com o SESC para organizar viagens aos alunos, professores e clientes. Foi criado também um selo para colocar nos produtos que são produzidos pelos participantes da rota.

O coordenador regional extremo oeste do SEBRAE/SC, Udo Trennepohl, enfatiza que por meio das ações com foco para o turismo, realizadas pelo SEBRAE/SC em parceria com a AMEOSC em 19 municípios, o objetivo é criar uma Rota de Turismo no extremo oeste com diversos segmentos e setores para serem articulados e comercializados. “A Rota de Iraceminha já está sendo reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes, o que demonstra que existe potencial de crescimento e desenvolvimento do turismo em toda a região”, finaliza.

CONHEÇA OS ATRATIVOS DA ROTA:

Portal do vinho: Foi edificado para homenagear a maior festa do município que está na sua 4ª edição: a Expovir – Exposição do vinho de Iraceminha.

Café Colonial: Localizado na linha Campinas, o café colonial é produzido e servido pela família proprietária de Germano e Maria Trombeta. Conta com uma variedade de produtos coloniais: queijo, salame, pão caseiro, cuca, geléias, nata, pudins, café, leite, sucos naturais e outros.

Centro de Memórias (CMIR): O Centro de Memórias de Iraceminha, localizado na Praça municipal Jorge Lacerda, centro da cidade, é um museu histórico que resguarda acervos da documentação legal da colonização de Iraceminha e da região.

Galpão do Gaúcho: Localizado a cinco minutos do centro da cidade, onde possui o galpão típico da cultura gaúcha, o Galpão possui peças artesanais em couro, pesque-pague e cavalgada. A propriedade é de Claudio Stefani.

Trilha ecológica Biguá: Localizada na Escola Estadual da Linha Biguá, a trilha oportuniza caminhada em contato com a natureza, privilegiando a saúde e o lazer, onde é formada por várias espécies de árvores nativas.

Cachoeira Fortaleza: De propriedade do casal Silvio e Mercedes Schneider, está localizada na Linha Explendor. Oferece caminhada em meio à natureza e uma bela queda d’água de aproximadamente 10 metros de altura para os turistas usufruírem.

Ervas medicinais Dona Alda: Localizada na linha Santa Fé, a casa de ervas medicinais cultiva várias espécies de plantas para produção de chás, que são feitos pela proprietária Alda Wandscheer há anos. Ela também faz atendimento no local.

Camping Rio das Antas: Localizado na Linha Explendor, o Camping conta com uma estrutura apropriada para receber os turistas que gostam de se divertir e aqueles que preferem descansar: piscina com tobogã, pousada, bar, local para acampar e possibilidade de conhecer o Rio das Antas, que passa na propriedade. Serve também almoço típico preparado pelos proprietários Alda e Odiles Bonadeo.

Casa Italiana: Com grande parte da população Iraceminhense de origem italiana, a estrutura, localizada no Distrito de São José do Laranjal, é a típica construção italiana que predomina na região. De família tradicional, o proprietário Alírio Jacomin, conserva a casa em seu estilo original, além de produzir um bom vinho das pareiras cultivadas na propriedade. Venda de frutas nas épocas de colheita.

Cantina Ghisleri: Fica no Distrito de São José do Laranjal e produz saborosos vinhos brancos e tintos, com parte das uvas produzidas na própria propriedade. Com marca registrada, a produção é de 50 mil litros de vinho ao ano. Iraceminha comporta aproximadamente 50 produtores de uva com 90 hectares plantados. A família Ghisleri, proprietária da cantina, explana todo processo de fabricação nas visitas.

Moinho Biasoli: Localizado na Linha Moroé, entrada pelo portal da melancia, possui um moinho com produção de farinha de milho, produto também este em escala, no plantio desta cultura. O produto é fabricado pela família de Vilson Biasoli, onde este alimento é oferecido para venda.

Cooperagir: Cooperativa Industrial de Iraceminha, com sua marca registrada, está localizada na Linha Vila Nova. Pproduz suco natural e doce de uva, mantendo a produção local e interestadual. Essa cooperativa forma uma rede juntamente com outros cooperados da região. Quem representa a agroindústria na visitação é o engenheiro agrônomo Cleber Simionato.

Fábrica de Derivados de cana-de-açúcar: A fábrica de derivados de cana está localizada na Linha Vila Nova. Produz bebidas derivadas da cana, melado, açúcar mascavo. O atendimento é feito pelos proprietários Ademar Rossato e Dilamar Barbieri, que demonstram o processo de fabricação do produto.

Gruta Nossa Senhora do Caravágio: Localizada na Linha Alto Biguá, gruta natural, onde anualmente se festeja, no mês de maio, as homenagens a Santa do Caravágio. No local, foi erguido um pequeno santuário e um espaço aconchegante para receber o público nas comemorações e nas visitações do turismo.

Restaurante Tedesco: Localizado às margens 282, serve refeições diárias (almoço e jantar), preparados pela família Tedesco, proprietária do local. Conta com amplo pátio para estacionamento.

Pousada Primavera: Está localizada ao lado esquerdo do Lageado Iraceminha nas proximidades do centro da cidade. Possui vários cômodos, de propriedade do casal Silvan e Sandra Vivian.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias