Gestão

Associação dos Suinocultores do Ceará confirma ações do PNDS 2015

A Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE) confirmou ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) para 2015


Publicado em: 27/05/2015 às 17:10hs

Associação dos Suinocultores do Ceará confirma ações do PNDS 2015

Por meio da parceria com o SEBRAE/CE, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do CE e Senar local, a ASCE vai oferecer consultorias na área de produção, indústria e comercialização com o intuito de fomentar o crescimento do setor e profissionalizar a suinocultura local.
 
Segundo a gestora do PNDS Ceará, Paula Braga, desde o início da atuação do projeto no estado, 2011, já foram capacitados mais de 4 mil profissionais entre produtores, gerentes de granjas e estudantes.  Esse número se soma ainda aos cerca de 70 mil potenciais consumidores sensibilizados sobre a saudabilidade da carne suína. A gestora lembra ainda que a iniciativa já resultou no aumento de consumo da carne suína e do número de cortes nas gôndolas dos supermercados. "Hoje somos reconhecidos pelos resultados entregues e a ASCE é solicitada constantemente para que as ações do PNDS estejam presentes no dia a dia dos produtores e funcionários das granjas e em eventos do agronegócio", ressaltou Paula Braga.
 
Dando continuidade ao trabalho que trouxe inúmeros resultados positivos para a suinocultura cearenses, já estão em execução, desde o início de maio, a realização de consultorias técnicas nas granjas do estado, voltadas para a gestão e manejo, o treinamento atenderá produtores e gerentes das granjas.
 
Já na área de indústria e comercialização, a ASCE fechou ações com redes varejistas e frigoríficos. Para esses colaboradores, o PNDS oferecerá dentre outros treinamentos cursos em cortes suínos especiais com intuito de mostrar para os profissionais do setor a variedade de cortes nobres obtidos a partir da carcaça suína.
 
Para mostrar a qualidade nutritiva dessa proteína, também serão promovidas no estado palestras de saudabilidade direcionadas a estudantes de universidades do estado. Outra ação voltada para estudantes acontece, em junho, no III Congresso Estudantil de Medicina Veterinária da UECE, onde a ASCE promoverá palestra técnica sobre a produção suinícola.
 
As participações em eventos tradicionais no setor produtivo, como o Seminário Pec Nordeste que acontece em junho e a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), realizada em setembro, possibilitarão a ASCE apresentar as qualidades da carne suína a milhares de potenciais consumidores com ações como o boteco suíno, oficinas de corte e gastronômicas e palestras técnicas.
 
A coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, ressaltou que o trabalho desenvolvido pela ASCE, por meio do projeto, tem contribuído para o aumento da produtividade das granjas, melhoria das técnicas de manejo aplicadas, e consolidação da carne suína como um produto saudável. “Com o trabalho da ASCE conseguimos reposicionar a carne suína no mercado nordestino”, constatou.
 
SNDS
 
Além das ações tradicionalmente realizadas pelo PNDS, o Ceará será palco, em julho, 16º Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que conta com o apoio da ASCE. Referência no setor há mais de 30 anos, o SNDS comemora os 60 anos da ABCS, entre os dias 1 e 3 de julho de 2015, no Hotel Galé Cumbuco, no Ceará.
 
Com a presença dos principais líderes do setor, as comemorações serão acompanhadas de conteúdo de excelência em eventos e painéis temáticos com especialistas de renome. “A ABCS foi visionária ao trazer o Seminário para o Nordeste. O consumo de carne suína aqui ainda é baixo, se comparada a outras regiões, mas justamente por isso, temos um grande potencial de crescimento na suinocultura local que pode oportunizar grandes negócios para produtores de todo o Brasil”, identificou o presidente da ASCE, Paulo Helder Braga.