Gestão

Armazenagem é principal demanda da Aprosoja ao Banco do Brasil

Com déficit de armazéns, associação reforça necessidade de disponibilização de crédito


Publicado em: 31/05/2016 às 19:40hs

Armazenagem é principal demanda da Aprosoja ao Banco do Brasil

A armazenagem de grãos em Mato Grosso foi o principal tema discutido durante a assinatura de um protocolo de intenções entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Banco do Brasil, nesta quarta-feira (25).

O objetivo do documento é aproximar os produtores rurais da instituição financeira, fomentando acesso às linhas de crédito.

O presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, lembrou durante o encontro que Mato Grosso atualmente tem um déficit de armazéns e que, por isso, é fundamental a aproximação com o Banco.

“Hoje temos uma capacidade de 32 milhões de toneladas de grãos e uma produção de 50 milhões. Isso significa uma capacidade estática de 64%. Além disso, o Imea (Instituto Mato-Grossense de Pesquisas Agropecuárias) prevê que em 2025 devemos chegar a uma produção de 90 milhões de toneladas. Portanto, o aumento na produção significa investimento na armazenagem”, destaca Dalcin.

Em resposta, o superintendente do Banco Brasil em Mato Grosso, Sérgio Oliveira, garantiu que o acesso será facilitado. “Nós já iniciamos um estudo sobre armazenagem e, aqui, assumo o compromisso de que os 100 primeiros produtores associados à Aprosoja que procurarem nossas agências para proposta de construção de armazém, terão prioridade”, disse.

O protocolo – A assinatura do protocolo de intenções entre a Aprosoja e o Banco do Brasil marcam o início oficial de conversações que estavam sendo realizadas desde o início do ano.

Vale reforçar que o protocolo também dará prioridade aos associados da Aprosoja que participam dos projetos Referência e Soja Plus, programas de qualificação e gestão de propriedades que a entidade quer que sejam estimulados.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua da propriedade rural, oferecido sem qualquer custo. Aborda questões ambientais e trabalhistas.

No caso do Referência, o foco é na gestão. As propriedades que participam do projeto têm todos seus indicadores de gestão da propriedade monitorados e avaliados pela equipe técnica da entidade.

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias