Pragas e Doenças

Armadilha de baixo custo auxilia no controle de formigas

Um método adotado na Fazenda Entre Rios vem chamando a atenção por sua eficiência e baixo custo: trata-se da armadilha para formigas, apresentada pelo técnico Roberto Ogata como uma ferramenta de controle de formigas nos experimentos do Projeto Biomas implantados na fazenda.


Publicado em: 29/05/2015 às 15:20hs

Armadilha de baixo custo auxilia no controle de formigas

Ele explica que, no mercado agropecuário, existem produtos especializados para esse tipo de controle, mas o método utilizado na propriedade é muito mais barato e de fácil acesso ao produtor rural.

A Fazenda Entre Rios, onde estão instalados os experimentos do Projeto Biomas no Cerrado, fica localizada na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - PAD/DF, há 60 quilômetros da capital federal.

Para o controle de formigas, o técnico Roberto Ogata utilizou materiais fáceis de encontrar em qualquer mercado: copo plástico de 50 ml, outro copo plástico transparente de 300 ml e um palito de churrasco. A isca é colocada no copo de 50 ml, que é coberto com o de 300 ml com alguns furos laterais. O palito é usado para fixar a armadilha no local. Para garantir eficiência, a isca formicida deve permanecer sempre seca. Uma das principais vantagens é que por ser transparente, o copo permite diagnosticar com maior rapidez o ataque e a eficiência da isca.

“Com isso, não precisamos parar em todos pontos de controle e abrir, pois é feito com os que temos hoje no mercado. Assim, um único funcionário consegue fazer o diagnóstico de uma área que antes precisaria de duas ou três pessoas” diz Ogata.

Segundo o técnico, o resultado até agora foi positivo, e a relação custo-benefício tem sido favorável. “O produtor encontra os materiais necessários em qualquer mercado. A única desvantagem é que esses materiais são mais suscetíveis aos fatores climáticos, precisando de manutenção com maior frequência. Mas ainda assim há um ótimo custo-benefício”, finaliza Ogata.

O PROJETO BIOMAS

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos.

Os estudos estão sendo desenvolvidos nos 6 biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere. No Cerrado, o Projeto Biomas conta com o apoio da Embrapa Cerrados, Emater/GO, Instituto Federal Goiano e Universidade de Brasília - UNB.

 

Fonte: Embrapa Cerrados

◄ Leia outras notícias