Fruticultura e Horticultura

Argentina pede que Brasil retome importações de maçãs; país mantém bloqueio

A Argentina pediu nesta quinta-feira ao governo brasileiro que levante a suspensão das importação de maçãs e peras instituída esta semana após as autoridades brasileiras detectarem a presença de uma praga conhecida como traça da maçã em carregamentos da Argentina


Publicado em: 27/03/2015 às 18:40hs

Argentina pede que Brasil retome importações de maçãs; país mantém bloqueio

Em comunicado, o Ministério da Agricultura argentino disse que a situação atual da praga "Cydia pomonella" é exatamente a mesma que em anos anteriores e que, portanto, as autoridades argentinas não concordam com a decisão do Ministério da Agricultura brasileiro.

O Brasil suspendeu a importação das frutas na terça-feira, dizendo que a medida visa a proteger os produtores de um eventual retorno da praga erradicada em 2014.

"O atual comércio de maçãs, peras e marmelos da Argentina para o Brasil é coberto em um acordo bilateral fitossanitário, por meio de um programa que oferece garantias suficientes em matéria de proteção fitossanitária ao país vizinho", disse o ministério argentino.

O Ministério da Agricultura do Brasil afirmou nesta quinta-feira que discorda dos termos da nota divulgada pelo governo argentino, e ressaltou que o bloqueio aos frutos argentinos continua.

O bloqueio pode estremecer as relações comerciais com o país vizinho --tradicionalmente o maior fornecedor de trigo ao Brasil--, ainda que o comércio das frutas envolva valores relativamente pequenos perto das exportações e importações dos principais produtos do agronegócio nacional.

Em nota anterior, o governo brasileiro havia afirmado que constatou a praga em carregamentos de frutas da Argentina.

Segundo comunicado do governo brasileiro nesta quinta-feira, a suspensão das importações de maçã, pera e marmelo estão condicionadas ao resultado da inspeção ao sistema de mitigação de riscos da Argentina.

O Brasil havia ameaçado um bloqueio às importações de maçã argentina na semana passada, caso o governo argentino não permitisse que técnicos brasileiros inspecionassem áreas no país vizinho suspeitas de ter uma praga que ataca as macieiras, segundo fontes do governo brasileiro.

Sem retorno imediato sobre a inspeção, o embargo foi declarado nesta semana.

"A Argentina confirmou para 8 de abril a visita de inspeção dos auditores brasileiros em unidades de embalagem e pomares, sob o Sistema de Mitigação de Riscos de praga acordado por ambos os países", disse o Ministério da Agricultura argentino nesta quinta-feira.

Já o ministério brasileiro disse que realizará a inspeção em 8 de abril, mas ressaltou que somente agora, com o comunicado argentino, essa visita dos auditores brasileiros foi confirmada.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), durante o ano de 2014 a Argentina exportou mais de 137 mil toneladas de peras e mais de 49 mil toneladas de maçãs certificadas para o Brasil.

No ano passado, as importações de maçã argentina pelo Brasil somaram o equivalente a 48,8 milhões de dólares, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro.

 

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias