Governo

Área da Ceagesp pode ser vendida, diz ministra

Kátia Abreu acredita que, com valor, poderia ser construido outro entreposto com sobra de recursos


Publicado em: 03/08/2015 às 16:00hs

Área da Ceagesp pode ser vendida, diz ministra

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou nesta terça (28/7), em visita à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em São Paulo, que há estudos em andamento para avaliar o preço do terreno em que o entreposto se encontra. Ela disse esperar "um valor muito expressivo" com a possível venda da área. "Com o dinheiro poderíamos fazer uma nova Ceagesp e ainda sobraria", disse.

No dia 23 de junho, o Ministério da Agricultura e a Prefeitura de São Paulo assinaram um acordo para estudar a viabilidade de tirar a Ceagesp da Vila Leopoldina e instalar o entreposto em uma área próxima do Rodoanel. Questionada a respeito do destino final dos recursos que devem sobrar após a transferência do entreposto a ministra disse que "normalmente os recursos vão para a União", e não necessariamente para o Ministério da Agricultura. "Mas não estamos pensando em economizar", garantiu.

Segundo Kátia, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que providenciará mudanças no Rodoanel para abrigar a nova estrutura. Durante sua visita à Ceagesp, a ministra conversou com comerciantes, provou frutas e questionou permissionários se estariam dispostos a fazer a mudança de local. A maioria deles se mostrou contrária à iniciativa, mas Kátia Abreu diz ser favorável ao reposicionamento do entreposto.

"Prefiro uma Ceagesp nova a um remendo, mas decidiremos todos juntos", afirmou, acrescentando que convidará representantes dos permissionários para uma reunião em Brasília para discutir o assunto. "Temos tempo para convencer as partes (a mudar) e eu sou boa de convencimento", disse.

Exportações para o Japão

Kátia Abreu confirmou à Agência Estado, que o Japão enviará uma missão ao País em agosto para fazer vistorias em frigoríficos. O objetivo, segundo ela, é liberar unidades para exportação de carne bovina in natura. Segundo ela, ainda está em aberto o número de fábricas que devem ser inspecionadas. "Estamos marcando a missão e começaremos a negociar as unidades", disse a ministra.

O Brasil já exporta carne bovina processada ao Japão e a expectativa é de começar a embarcar também produtos in natura. Com a abertura do mercado norte-americano aos produtos desta categoria ao fim de junho, o governo brasileiro ganhou munição para pleitear embarques ao Japão. Esse foi um dos motivos da visita da ministra Kátia Abreu ao país no início deste mês.

Fonte: Estadão Conteúdo

◄ Leia outras notícias