Outros

Aquecimento do mercado de sêmen estimula a entrada de novos pecuaristas

Produtores antes acostumados a realizar apenas a venda de animais, apostam na comercialização do sêmen como alternativa à disseminação da genética


Publicado em: 24/07/2014 às 17:00hs

Aquecimento do mercado de sêmen estimula a entrada de novos pecuaristas

Com a expectativa de crescimendo em torno dos 10% na venda de sêmen bovino em 2014 no Brasil – segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial - pecuaristas começam a potencializar os investimentos e a exploração deste mercado. É o caso do produtor Rubinho Catenacci da Fazenda 3R, localizada em Figueirão, Mato Grosso do Sul, conhecido pela produção de bezerros de qualidade.

“Estamos apostando não somente na venda dos reprodutores, pais dos nossos bezerros e bezerras, mas também na venda do sêmen, pois o mercado está em expansão e precisamos estar presentes de todas as maneiras quando o assunto é disseminar a genética feita em nossa seleção”, explica.

Segundo Rogério Rosalin, administrador da fazenda, a chegada da estação de monta contribui para a intensificação da venda de sêmen, pois é o momento ideal para este tipo de comercialização.

“Aqui na fazenda, além de colocar os touros após a IATF no período de monta, fazemos em 100% das matrizes a inseminação, assim temos mais eficiência nos resultados. E é esta a intenção quando exploramos este mercado, mostrar ao criador que para fazer o bezerro de qualidade é preciso se utilizar de todas as ferramentas disponíveis, entre elas, o uso de sêmen de qualidade”, enfatiza Rogério.

A propriedade realiza este mês um remate virtual, em parceria com a Nelore Beka, do pecuarista e líder ruralista do congresso federal, o Deputado Federal, Abelardo Lupion, juntos eles irão disponibilizar mais de 15 mil doses de animais consagrados, sêmens raros para a produção de touros e matrizes de reposição, como também para uso na Inseminação Artificial Por Tempo Fixo – IATF – em vacada comercial.

“A intenção é aproveitar o aquecimento do mercado e disponibilizar ao pecuarista sêmen de animais consagrados do plantel 3R e também do Nelore Beka, reunindo importantes possibilidades para o produtor iniciar ou potencializar o melhoramento genético do seu rebanho. A expectativa é grande e esperamos que seja um remate especial”, finaliza Rubinho.

Sobre o remate

O 1.º Leilão Virtual de Sêmen Fazenda 3R e Nelore Beka, será realizado no próximo dia 25 de julho, sexta-feira, a partir das 20 horas, hora de Brasília, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. As opções de pagamento podem ser feitas em 14 parcelas, com preços fixos e de pregão. Muitos pacotes estarão disponíveis na mesa operadora da Programa Leilões e também pelos telefones: Aguinaldo (43) 8411-2000 / (43) 9174-4512 ou Fernando (43) 9960-2930 / (43) 9183-8330 / (43) 8824-5360.

Fonte: Rica Comunicação

◄ Leia outras notícias