Milho e Sorgo

Aprovação de novas variedades de milho na CTNBio deve reequilibrar mercado, afirma ABPA

A aprovação aconteceu durante a 196ª Reunião Plenária da comissão, em Brasília (DF


Publicado em: 13/10/2016 às 14:00hs

Aprovação de novas variedades de milho na CTNBio deve reequilibrar mercado, afirma ABPA

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, comemorou a aprovação de novas variedades transgênicas na lista de autorizadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A aprovação aconteceu durante a 196ª Reunião Plenária da comissão, em Brasília (DF).

A aprovação das variedades (três variedades nesta reunião plenária e uma na reunião anterior) era aguardada pela avicultura e pela suinocultura do Brasil desde o início de agosto, quando a ABPA, com o apoio do Ministério da Agricultura, apresentou um pedido formal pela avaliação.

Conforme Turra, a autorização viabiliza a importação de milho dos Estados Unidos – cujos estoques do cereal estão elevados. As variedades aprovadas são comuns nos campos norte-americanos.

“Nossa expectativa é que ocorra um reequilíbrio da oferta interna do insumo, melhorando as condições de competitividade. Desde janeiro sofríamos com uma alta especulativa decorrente das fortes exportações e de outros fatores, o que deixou diversas empresas em estado de atenção. Todos estavam pagando o preço por isto, tanto produtores e agroindústrias, quanto os consumidores”, explica.