Gestão

Aprosoja integra Comitê Estadual da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI)

Entidade foi aprovada em reunião ordinária na segunda-feira (22), na qual também foi eleito o diretor executivo


Publicado em: 26/08/2016 às 18:00hs

Aprosoja integra Comitê Estadual da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI)

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) passou a integrar, a partir da segunda-feira (22), o Comitê Estadual da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI). A criação do Comitê é reflexo da participação do Governo do Estado na COP 21, a Conferência Mundial do Clima, que ocorreu em Paris, no final de 2015.

A COP 21 foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), reunindo os principais presidentes e chefes de estado do mundo para que, juntos, se possa chegar a um acordo na redução das emissões de gases causadores do efeito estufa no planeta. Exatamente por isso, foi criado o Comitê em Mato Grosso.

Uma das principais metas deste Comitê Estadual é a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e populações tradicionais.

Para debater e alcançar os objetivos determinados, fazem parte deste comitê entidades representativas do setor produtivo, setor privado, organizações não-governamentais e o setor público.

A inclusão da Aprosoja no grupo, segundo o diretor executivo da entidade, Wellington Andrade, vai ao encontro do que o setor deseja. “Um dos nossos principais desafios é aumentar a produtividade com desenvolvimento sustentável”, destaca.

“Além disso, o Programa Soja Plus, de inciativa da Aprosoja e Abiove, pode ser um instrumento importante para que as metas da Estratégia PCI possam ser alcançadas”, complementa Andrade.

Neste ano foi assinado um Memorando de Entendimento entre Aprosoja, Abiove e a China Soybean Industry Association (CSIA), uma entidade chinesa ligada ao Ministério da Agricultura daquele país, reconhecendo o Programa Soja Plus com uma ferramenta importante para a sustentabilidade. A Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac) também vem afirmando que referido programa é modelo para o desenvolvimento sustentável da produção de grãos.

“O Soja Plus é um diferencial que vem sendo aplicado por nossos produtores em suas propriedades, demonstrando que estes também estão alinhados com os temas voltados à sustentabilidade”, define Wellington Andrade.

Diretoria Executiva - Além da inclusão de novas entidades no Comitê Estadual da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir, a reunião realizada na segunda-feira (22) votou e definiu o nome do engenheiro agrônomo Fernando Sampaio como diretor executivo.

Fernando Sampaio é natural de Araraquara (SP), graduado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) com especialização em aprofundamento de carne e leite pela École Supérieure d’Agriculture d’Angers, na França.

Sampaio já trabalhou na França e na Holanda, como agente responsável pelas vendas de carne a indústrias, supermercados e atacadistas na Europa Meridional. De 2008 a 2009, comandou o processo de abertura no Brasil do escritório da empresa Zandbergen e de uma trading de carnes e produtos agroindustriais (Corex).

De 2009 a 2010 foi coordenador de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), responsável por dialogar com a sociedade civil em grupos de discussão sobre a pecuária sustentável. Desde 2011 ocupava a função de diretor-executivo da Abiec.

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias