Outros

Apoio à Infraestrutura em Territórios Rurais garante inclusão produtiva a mais de 230 mulheres de comunidade paulista

Regina Aparecida Pereira tem 56 anos de idade, quase todos dedicados ao artesanato


Publicado em: 04/03/2015 às 12:30hs

Apoio à Infraestrutura em Territórios Rurais garante inclusão produtiva a mais de 230 mulheres de comunidade paulista

Regina Aparecida Pereira tem 56 anos de idade, quase todos dedicados ao artesanato. A quilombola descobriu a atividade ainda criança, observando a avó trabalhar e nunca mais parou. A experiência somada à recente participação no projeto Gênero e Comercialização, promovido pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com recursos do Programa de Apoio à Infraestrutura em Territórios Rurais (Proinf), ampliou as possibilidades de mercado para Regina e outras artesãs da Comunidade de Cafundó, no município de Salto do Pirapora, estado de São Paulo.

“Aprendemos técnicas da cultura afrodescendente. Já levamos esse trabalho para algumas feiras e vendemos tudo”, comemora.

O projeto, que proporcionou à Regina e a outras 230 mulheres, assentadas e quilombolas, inclusão produtiva e reconhecimento, foi coordenado pela pesquisadora do Itesp Iara Rossi. Para ela, a capacitação elevou a autoestima das participantes e fortaleceu a economia dos grupos de mulheres do campo. “Sem esses recursos, não teríamos condições de levar tantos benefícios para as comunidades, com resultados tão rápidos”, explica Iara.

Com as vendas a todo vapor, Regina planeja, agora, participar de mais cursos. “Aprendi a ver o artesanato e a luta do meu povo de outra forma. Como alternativa, inclusive, para melhorar a renda”, finaliza a artesã.

De 2011 a 2013 foram apoiados 1.497 projetos, totalizando investimento de R$ 163.967.899,40 em Territórios Rurais.

Proinf

O Proinf é uma ação orçamentária do Pronat cujo objetivo é apoiar financeira-mente projetos territoriais de investimento em infraestrutura rural apresentados por municipalidades, consórcios públicos, governos estaduais, entes da União e entidades privadas. Ao longo de mais de uma década os resultados obtidos posicionam o Proinf como importante instrumento indutor de processos de inclusão produtiva, de geração de trabalho e renda e de autonomia econômica de famílias e empreendimentos coletivos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.

Confira números do Proinf

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA

◄ Leia outras notícias