Informática

Aplicativo da Yara para identificar deficiências de nutrição nas lavouras é ampliado para mais quatro culturas

O CheckIT foi lançado em agosto deste ano e também contempla as culturas de soja, milho, algodão, cereais, girassol, citros, batata e tomate


Publicado em: 28/11/2014 às 15:00hs

Aplicativo da Yara para identificar deficiências de nutrição nas lavouras é ampliado para mais quatro culturas

A Yara estende aos produtores de mais quatro culturas o CheckIT, um aplicativo para smartphones e tablets que possibilita aos produtores brasileiros das culturas detectarem as deficiências nutricionais de sua lavoura, entender o motivo pelo qual acontecem e receber recomendações da adubação e nutrição adequada no seu plantio, bem como dicas de qual produto do portfólio da empresa se encaixa melhor às necessidades de sua propriedade. O aplicativo agora está disponível aos produtores de cenoura, alface, espinafre e couve-flor. O CheckIT foi lançado em agosto deste ano e também contempla as culturas de soja, milho, algodão, cereais, girassol, citros, batata e tomate.

“O CheckIT propicia, ao alcance de um clique, a exibição do diagnóstico da lavoura e as deficiências de nutrientes na cultura, trazendo recomendações de uso e aplicação correta de nutrientes e fertilizantes. Dessa forma o produtor poderá eliminar as carências nutricionais de sua plantação e escolher o fertilizante correto, aumentando a qualidade, rentabilidade e produtividade”, afirma Lívia Tiraboschi, especialista em Produto, Pesquisa e Inovação da Yara. A ferramenta pode ser acessada em dispositivos com os sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone. Basta acessar a Play Store (Android), a App Store (iOS) ou o Windows Store (Windows Phone) e procurar por “CheckIT”.

O aplicativo mostra aos usuários um acervo fotográfico com os sinais físicos das deficiências nutricionais da planta, para que o agricultor compare a imagem com a ocorrência na lavoura, permitindo uma rápida correção e evitando perdas de produtividade. A ferramenta também exibe informações de como a deficiência nutricional afeta as lavouras, os tipos de solo mais propensos ao problema e os fatores que podem agravar a deficiência nutricional.

O aplicativo foi desenvolvido para operar em todas as regiões agrícolas do País, inclusive em áreas com baixo sinal de telefonia celular. “Estamos desenvolvendo o aplicativo para estendê-lo para outras culturas além das que hoje são abrangidas pela ferramenta. Dessa forma poderemos oferecer um banco de dados completo sobre as deficiências nutricionais e as dicas para uma melhor nutrição, manejo e escolha correta do fertilizante para as 12 culturas disponíveis no aplicativo”, esclarece Lívia. A empresa pretende atualizar mensalmente o aplicativo, incluindo novas culturas agrícolas e melhorias de navegação.

No Brasil, a Yara também oferece o TankmixIT, um banco de dados com resultados de milhares de testes de mistura entre um ou mais produtos da linha YaraVita com outros produtos voltados à pulverização. A ferramenta está disponível para iOS e Android.

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias