Informática

Aplicativo ajuda produtor a comparar preços de insumos

Objetivo da plataforma, que é gratuita, é dar informações para melhores negociações e posteriormente vender produtos online


Publicado em: 24/07/2018 às 10:00hs

Aplicativo ajuda produtor a comparar preços de insumos

Ao trabalhar na compra de insumos para uma propriedade rural em Frutal (MG) em 2016, Guilherme Moraes Ferraudo encontrou dificuldades para comparar preços. Segundo ele, os valores podem variar até 50% para um mesmo produto. Inspirado pelo conceito da economia compartilhada, o PhD em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista decidiu criar um aplicativo no qual o produtor consegue fazer essa tarefa. Nasceu assim o BeeAgro, lançado no fim do mês passado, com investimentos de R$ 100 mil.

A inscrição no sistema é gratuita. Os dados são gerados pelos próprios produtores rurais inscritos no sistema, que hoje somam 700. Para garantir a confiabilidade do preço informado, o produtor precisa enviar a nota fiscal da compra de um produto para o aplicativo. Ferraudo afirma que o sistema é confiável, feito de forma eletrônica, para garantir o anonimato e a segurança das informações. Nesse primeiro momento, o sistema vai trabalhar apenas com preços de defensivos e híbridos de milho. Com as informações sobre preço, o empreendedor acredita que o produtor rural terá mais capacidade para negociar melhores condições de preço com distribuidores, cooperativas ou indústrias.

Para incentivar que o produtor informe seus preços em nota fiscal, o aplicativo também possibilita usar essa informação para colaborar na elaboração de um relatório de safra, outra função do aplicativo. “Esse é um incentivo muito bom. Quem subir a nota fiscal já pode usar esses dados no relatório de safra, com o acompanhamento dos gastos com herbicida, fungicida, etc”, explica o sócio-fundador do aplicativo.

Segundo Ferraudo, o aplicativo será sempre gratuito. Mas isso não significa que ele não vai ganhar com isso: está em seu plano de negócios o desejo de transformar o aplicativo em um grande market place de negociação de insumos.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias