T. da Informação

Aplicativo “ Galope “ para proprietários de equinos é lançado no Palácio Piratini

Ferramenta inovadora chega para facilitar a movimentação de equídeos com acesso mais simplificado para emissão de GTAs dentro do RS


Publicado em: 06/03/2018 às 07:40hs

Aplicativo “ Galope “ para proprietários de equinos é lançado no Palácio Piratini

O governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação lançou, na última quarta feira (28), no Palácio Piratini, o aplicativo para celular “Galope” para proprietários de equídeos. Esta é mais uma inovação lançada pelo governo do Estado, através da secretaria da agricultura e que faz parte do Plano Agro + RS, que visa a simplificação de processos e procedimentos para dar celeridade as demandas do setor produtivo gaúcho. O “ Galope “ visa agilizar a emissão do Documento de Movimentação de Equídeos Identificados – DMEI, a Guia de Trânsito Animal. A solução foi idealizada pela Seapi e construída pela Procergs.

"O aplicativo para celular vai simplificar a emissão das guias e facilitar a vida dos criadores que precisam transportar seus cavalos a exposições, rodeios e cavalgadas, por exemplo. Com todas as informações no celular, vamos reduzir o tempo de emissão da guia, desperdiçando menos tempo e papel", destacou o governador Sartori . . "Estamos promovendo as mudanças estruturais que tanto precisamos, desburocratizando e modernizando a gestão para melhor servir às pessoas ", acrescentou.

No evento, o secretário Ernani Polo apresentou o aplicativo, em conjunto com a analista da Procergs, Fernanda Linhares, que simulou um agendamento de trânsito de equinos. O secretário destacou o trabalho conjunto entre os técnicos da secretaria da agricultura, com a equipe da Procergs, do Ministério da Agricultura, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da Federação Gaúcha de Laço, Farsul, Fetag e de todas as entidades relacionadas ao meio equestre gaúcho.

“A concretização deste aplicativo é fruto de um trabalho conjunto, que propiciou esta ferramenta inédita no Brasil. É a tecnologia que chega para simplificar o cotidiano dos proprietários de equinos, agilizando as movimentações de equídeos dentro do RS com a emissão de forma mais simples da Guia de Trânsito Animal. Foi um grande esforço para viabilizarmos o “ Galope “, junto com nossa equipe, Procergs e todos os parceiros que nos solicitaram esta demanda. Uma ação em que contamos com o apoio também de todas as entidades envolvidas com os equinos, entre elas Movimento Tradicionalista Gaúcho, Federação do laço e as associações de criadores de cavalo. Sem dúvida é um grande avanço em mais uma das ações desenvolvidas pelo Agro + RS, pois vai modernizar, diminuir a burocracia e facilitar ao usuário a emissão do documento para o trânsito de equinos”, destacou o secretário da agricultura, Ernani Polo.

O Rio Grande do Sul tem cerca de 3000 eventos equestres (rodeios, cavalgadas, passeios) por ano, o que resulta em um grande volume de movimentações de animais. Estes movimentos demandam muito trabalho, tanto para os funcionários da SEAPI que se envolvem com a fiscalização e com a emissão da GTA, como para o produtor, que precisa emitir essa documentação a cada participação de evento.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG), Nairo Callegaro, afirmou que o lançamento do aplicativo é uma grande notícia para o setor. “É um presente para mim, que faço aniversário na próxima semana, e a todos os tradicionalistas. Muito obrigado, governo do Estado e deputados estaduais que participaram da construção dessa iniciativa. Essa ferramenta moderna vai ser capaz de atender aos anseios dos tradicionalistas".

Já Cleber Vieira, presidente da Federação Gaúcha de Laço destacou a importância da ferramenta. “ O governo e a secretaria da agricultura estão de parabéns por ter a coragem de quebrar paradigmas. Tínhamos dificuldades com as pequenas movimentações. Agora estamos muito satisfeitos”, afirmou.

Estiveram presentes também os deputados Sérgio Turra, Frederico Antunes e Lucas Redecker, o superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Bernardo Todeschini, vereadores, prefeitos e demais autoridades.

Funções e agilidade

Através do “Galope”, o produtor rural poderá registrar seu animal, informando os dados de cadastro, vacinas, exames e resenhas. Após a validação da documentação, o produtor poderá emitir os documentos de movimentação de trânsito facilmente.

Será possível efetuar, através do aplicativo, o registro individual do animal, registro de vacinas, exames, resenha gráfica e resenhas fotográficas, além da emissão do documento eletrônico para movimentação do equídeo identificado, bem como a aplicação off-line.

O RS possui 584.078 cadastrados na Secretaria da Agricultura. Das 481.724 GTAs emitidas em 2017, 447.156 foram para na modalidade esporte, foco do aplicativo.

É importante frisar que o modelo atual de emissão de GTAs permanecerá sendo utilizado, sendo o aplicativo “ Galope” mais uma ferramenta disponível aos proprietários de equídeos para a registrar suas movimentações com mais facilidade via celular.

Como fazer?

Para acessar o aplicativo é necessário estar cadastrado como produtor rural junto ao Departamento de Defesa Agropecuária - DDA e possuir senha de acesso como Produtor Online. Se você ainda não possui um cadastro e/ou senha de acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária, compareça à Inspetoria de Defesa Agropecuária - IDA de sua região e solicite o cadastro. Caso você já possua cadastro junto ao DDA, é necessário preencher, assinar e entregar o Termo de Compromisso na IDA responsável pelo seu cadastro para uso de sua senha de forma correta.

Para cadastro de novas propriedades/produtores rurais, compareça a um escritório de atendimento da SEAPI com os seguintes formulários preenchidos:

1. FORMULARIO DE CADASTRO DE PRODUTOR
2. FORMULARIO DE CADASTRO DE PROPRIEDADE

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS

◄ Leia outras notícias