Pesquisas

Aplicação de pesquisa eleva produção de soja em 183% nas duas últimas décadas em Mato Grosso do Sul

Em duas décadas, desde que a Showtec começou a ser realizada, a produção de soja de Mato Grosso do Sul passou de 2,3 milhões de toneladas para 6,5 milhões de toneladas, se confirmadas as previsões de safra para este ano


Publicado em: 26/01/2015 às 08:45hs

Aplicação de pesquisa eleva produção de soja em 183% nas duas últimas décadas em Mato Grosso do Sul

Em percentuais, o crescimento foi de 183%, o que se deve à pesquisa e à aplicação de tecnologia no campo. A relação foi apresentada pelo presidente da FAMASUL - Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Nilton Pickler, durante a abertura da 19ª edição do evento, realizado na manhã desta quarta-feira, em Maracaju.

Um dos fundadores da Fundação MS, organizadora da feira, Nilton Pickler lembrou que naquele período o máximo atingido pelo produtor era a colheita de mil sacas de soja por dia. "Hoje, as máquinas colhem isso em uma hora. Isso é um dos tantos exemplos do salto que a agricultura deu nos últimos anos", destacou o presidente.

A abertura do Showtec teve presença de parlamentares e de lideranças do setor, além de representantes de entidades de pesquisa ligadas ao agro. Em seu pronunciamento, o governador Reinaldo Azambuja, ressaltou que sua administração está comprometida com a desburocratização e modernização da gestão pública. "Nosso governo tem vários desafios e contamos com o setor de pesquisa e produção para melhorar ainda mais. Nosso Estado não teve um crescimento expressivo de área, no entanto, aperfeiçoou e muito a tecnologia, precisão e produtividade", pontuou,e ferindo-se à produção agrícola.

Azambuja lembrou também o compromisso firmado com o setor rural e prometeu trocar as pontes de madeira por pontes de concreto, uma das demandas do setor produtivo. "Já alinhamos as prioridades da administração e a melhoria das estradas principais e vicinais. Queremos aproveitar as potencialidades de nossa região, visto que temos os rios Paraná e Paraguai e investir na construção de hidrovias", acrescentou.

Em relação ao escoamento da produção, Azambuja justificou porque a utilização da estrutura portuária do município Porto Murtinho, via Rio Paraguai, é um dos primeiros pontos que estão sendo trabalhados pelo novo governo. "O custo do transporte para Paranaguá é de R$ 200 por tonelada, por Porto Murtinho cai para R$ 100", afirmou o governador.

O diretor presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, destacou a importância das parcerias para a viabilização do evento. "O trabalho realizado pela Fundação só é possível com apoio das instituições de pesquisa, poder público e do setor. A Fundação é patrimônio do Estado", considerou.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento, que irá acontecer de 21 a 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS, tem como promotores o Sistema FAMASUL (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e patrocinadores institucionais a Bayer CorpScience, Dow AgroSciences, Caixa e Prefeitura de Maracaju, além de contar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas) e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL

◄ Leia outras notícias