Cana de Açucar

Apesar de queda na moagem, produção de açúcar se sustenta

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil avançou apesar de chuvas que afetaram a moagem em partes da região na primeira quinzena de julho, beneficiada por uma melhora na concentração de açúcares na cana, disse ontem a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica)


Publicado em: 25/07/2014 às 10:50hs

Apesar de queda na moagem, produção de açúcar se sustenta

A produção de açúcar na primeira metade do mês ficou 5,3% acima do mesmo período de 2013, somando 2,55 milhões de toneladas, volume praticamente estável ao total da quinzena anterior, na principal região produtora do País.

A seca que atingiu os canaviais favoreceu a concentração de açúcares na planta colhida durante a primeira quinzena de julho, o que ajudou na produção do adoçante no período.

A temporada no Centro-Sul, que responde por cerca de 90% da produção nacional, começou oficialmente em abril.

Nos primeiros 15 dias de julho, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) alcançou 139,44 kg por tonelada de cana-de-açúcar processada, alta de 7,4% ante o mesmo período da última safra.

No acumulado da safra até 16 de julho, a produção de açúcar do Centro-Sul avançou 13,4%, para 12,89 milhões de toneladas, uma vez que a moagem total também está mais avançada ante o mesmo período do ano passado, em função do tempo seco no início da safra.

Embora tenha acelerado os trabalhos de moagem no acumulado da safra e concentrado os açúcares em julho, a Unica estimou que a estiagem severa do início do ano terá impacto negativo na safra, causando uma redução de 3%, para 580 milhões de toneladas.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse que as empresas estão aproveitando o atual momento para produzir o açúcar necessário ao atendimento dos compromissos futuros já assumidos. "Ninguém quer correr o risco de não conseguir produzir o açúcar já contratado, visto que existem muitas dúvidas sobre as condições agrícolas e de colheita para os próximos meses", acrescentou em nota. A moagem de cana do Centro-Sul do Brasil recuou para 41,33 milhões de toneladas nos primeiros 15 dias de julho, queda de 6,4% ante a quinzena anterior e de 3,9% ante igual período da temporada anterior.

A retração ocorreu por chuvas que afetaram a colheita e redução do ritmo de moagem com menor oferta de cana em algumas áreas, disse a Unica.

No acumulado do ano-safra, iniciado em abril, a moagem totalizou 244,4 milhões de toneladas, com alta de 8,3%. Mas a Unica ressaltou ainda que a condição dos canaviais é "muito heterogênea" entre as regiões produtoras. "Em alguns locais a produtividade está acima daquela observada em 2013", apontou Rodrigues.