Gestão

ANCP reuniu consultores de todo o Brasil para apresentar as novidades de 2018 e estabelecer estratégias de ação

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) promoveu sua tradicional reunião técnica com a equipe de consultores


Publicado em: 07/02/2018 às 10:00hs

ANCP reuniu consultores de todo o Brasil para apresentar as novidades de 2018 e estabelecer estratégias de ação

O evento, realizado no auditório Arnaldo Zancaner, em Ribeirão Preto (SP), contou com 23 participantes, entre consultores e colaboradores da Entidade.

Na reunião, além das palestras ministradas pela equipe técnica, foram apresentadas as principais tecnologias que serão lançadas ao longo do ano. Entre elas, avaliação genética de novas características produtivas, um novo aplicativo que será lançado em breve, além da utilização da consanguinidade genômica.

Para o presidente da ANCP, Prof. Raysildo Lôbo, o treinamento foi de alto nível, o que resultará em uma equipe ainda mais qualificada para o atendimento aos criadores. Ele ainda destaca os avanços da Entidade: “este ano teremos três novas raças com programas de melhoramento genético, além do programa de gado comercial, através do qual teremos uma ampliação bastante significativa da nossa base”.

Em sua palestra, o pesquisador da ANCP e professor da UNESP de Jaboticabal, Fernando Baldi, falou sobre os resultados práticos no uso da genômica, apresentando o impacto dessa informação para estimar a endogamia. “Os trabalhos feitos com os dados da ANCP mostram que a genômica fornece uma estimativa da endogamia dos animais muito mais robusta do que a estimativa da endogamia tradicional, estimada a partir das informações de pedigree”, ressalta.

Para o consultor Walter Domingos da Silva Junior, a reunião foi importante porque mantém as tecnologias de ponta sempre vivas na carteira de trabalho. “Foram novidades muito importantes e tecnologias que precisam ser incorporadas ao sistema e que vão seguramente aquilatar todo o processo de seleção”, explica.

Com pouco mais de seis meses na ANCP, o consultor Rafael Vicari também destaca a importância da reunião para tirar suas dúvidas e aumentar o seu conhecimento sobre o assunto. “As informações apresentadas nestes dias vão ser muito úteis à minha carreira de consultor dentro da Entidade”, destaca.

Fonte: NewsPrime

◄ Leia outras notícias