Agricultura Familiar

Alta tecnologia de gerenciamento já é realidade para pequenos produtores

Módulo de pesagem e balança de trato bovino auxiliam na formulação de dieta do rebanho e ajudam a reduzir desperdícios com insumos


Publicado em: 17/01/2018 às 08:00hs

Alta tecnologia de gerenciamento já é realidade para pequenos produtores

Quando se fala em alta tecnologia logo os produtores pensam em grandes investimentos financeiros. Mas, ao contrário do que muitos imaginam já existe no mercado grandes soluções a um custo muito mais acessível principalmente aos pequenos pecuaristas. Um exemplo é a ferramenta disponibilizada pela Exacta Balanças, de Rancharia/SP, o Módulo de Pesagem Sem Fio (EX5000), equipamento de ótimo custo-benefício para o gerenciamento de do trato bovino em semi-confinamentos onde geralmente emprega-se o conjunto trator-vagão.

O grande diferencial do produto é que ele ajuda o pequeno pecuarista a aumentar a conversão alimentar do gado, otimizando o uso da mão de obra, e facilitando manter um padrão de fornecimento de insumos, com menor esforço e melhor registro. “Com apenas alguns toques em um simples tablet já é possível alimentar e pesar o gado de forma segura e automatizada”, diz o gerente de desenvolvimento da empresa, Rodrigo Aznar.

A instalação do equipamento é muito simples e descomplicada, pois não necessita da passagem de cabeamento entre o vagão e o trator, já que o aparelho é colocado próximo as células de carga a ele conectado. A comunicação entre o EX5000 e o aplicativo exNutri - “Balança de Trato Bovino” é sem fio via WiFi e já vem pré-configurada. “Operando em qualquer tablet, o equipamento pode ser utilizado até mesmo de fora do trator em um raio de 50 metros de distância do módulo. O aplicativo exNutri possui todos os recursos da também consagrada EX3001L, balança de trato bovino para caminhões. Por ser um aplicativo para tablet, possui a mobilidade permitindo destacar do trator e funcionar também como display remoto, ao utiliza-lo para controle do carregamento na pá carregadeira, o que pode ser feito pelo mesmo operador do vagão de distribuição”, destaca Aznar.

Já a coleta e análise dos resultados, feitos em um computador pelo software exTrato, permitem ajustar as próximas ordens de produção com base nos desvios registrados com a frequência que o produtor conseguir realizar. É possível assim, controlando as dietas fornecidas, alcançar as metas do plano nutricional e mais facilmente buscar o melhor rendimento do rebanho, juntamente com a redução de perdas dos insumos. “A compra dos insumos é a parte de maior custo para o produtor. Por isso, evitar desperdícios com a alimentação fornecendo somente a quantidade necessária para os animais segundo um plano nutricional é a chave para a rentabilidade do negócio’”, afirma o gerente de desenvolvimento.

Outras aplicações

O módulo de pesagem sem fio pode ser utilizado com outras ferramentas da empresa como os aplicativos exCurral - Balança de Curral Sem Fio e exDisplay: Plataforma de Pesagem industrial sem fio.

A base da solução, o EX5000 atende qualquer cultura que utilize um vagão (ou caçamba sobre caminhão), bem como ambientes críticos onde a passagem de fios sempre representa um ponto frágil a danos. Mesmo culturas onde hoje o vagão ou caçamba não possuam células de carga instaladas, podem facilmente passar a utilizar depois da adequação mecânica dos vagões.

“O sistema pode reduzir os custos com insumos em até 5% o que, dependendo do volume de animais, faz do investimento algo que se paga em até 6 meses de operação, após o qual se percebe a diferença na rentabilidade e melhor controle do negócio”, finaliza Aznar.

Fonte: Rural Press

◄ Leia outras notícias